Neste sábado (1º), é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O tema deste ano lançado na quarta-feira (28) é: A campanha Aids. Coloque um ponto final na sua dúvida. O pior da Aids é não saber. Faça o teste?. Este ano, as ações alertam sobre a importância do diagnóstico precoce.
Em Formiga, várias ações serão realizadas para que a população se conscientize quanto aos perigos da doença. De acordo com o site da Prefeitura, haverá distribuição de preservativos no comércio neste sábado. Distribuição de preservativos nas unidades de saúde durante a semana e oferta de teste de HIV para usuários interessados. Fixação de banner alusivo ao dia, na fachada do prédio da Secretaria de Saúde; palestras em estabelecimentos comerciais e industriais sobre DST/Aids e realização de teste rápido para HIV na Secretaria de Saúde das 8h às 16h, na segunda-feira (3).
A redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias procurou a coordenadora do Setor de Epidemiologia, Juliana Castro, para saber número de casos da doença no município, assim como a quantidade de homens, mulheres e crianças infectados com a doença. Juliana Castro disse que os números variam bastante e que precisaria de mais tempo para fazer uma pesquisa completa sobre os dados em Formiga, o que seria possível somente na próxima semana.
Segundo informou Juliana Castro, a ação pontual não será realizada neste sábado, pois o prefeito decretou ponto facultativo e o teste rápido será feito na segunda-feira (3).
A coordenadora de atenção primária da Secretaria de Saúde, Fabiane Magela Ribeiro, disse que é importante a conscientização da população quanto ao uso do preservativo. ?O HIV não é só de uma classe social, todos estão susceptíveis a pegar o vírus. É importante destacar essa prevenção?.
Sobre o número de pessoas em Formiga que tem o HIV, Fabiane Ribeiro também destacou que o número varia bastante. ?Não tem como saber exatamente, pois muitas pessoas não buscam o serviço, pois talvez sejam usuários de drogas ou estejam em uma condição delicada, não indo a uma unidade de saúde. Tem ainda os que fazem exames particulares. Sabemos que é um número crescente, ele não diminui. A partir do momento que a pessoa tem o HIV, ou ela vai a óbito ou ela vive um bom tempo com ele, mas é raro ter diminuição de números, não existe isso?.
Fabiane Ribeiro explicou que a pessoa que tem o HIV é notificada para tratamento, e é diferente da aids. ?Ter o HIV é diferente de ter a aids. O HIV é um vírus que a pessoa tem e a aids é uma síndrome, é uma sequência de doenças que ela adquire por ter o vírus. A pessoa pode ter o vírus e não ter a manifestação da aids, pois não tem a sequência de doenças, não tem a imunidade comprometida. O serviço de Epidemiologia tem que investigar todos os casos?,explicou.
A redação do jornal tentou falar por várias vezes com a secretária de Saúde, Luiza Flora, porém, ela não foi encontrada nem na secretaria, nem pelo celular.
70 mil pessoas em Minas
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, há 70 mil pessoas infectadas em Minas sem saber ou sem manifestar a doença. ?Quando o indivíduo sabe de sua condição sorológica, ele interrompe a cadeia de transmissão e é tratado de modo mais adequado?, explica o órgão.
O teste rápido
Fornecido pelo Ministério da Saúde, o teste rápido é gratuito, seguro e sigiloso. Ele pode ser realizado em uma das unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) em todo o Estado. O teste é recomendado para todos. É colhida apenas uma gota de sangue e o resultado sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e, em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado.
A mobilização pretende incentivar a procura pelos centros de testagens de sífilis, HIV e hepatites virais (B e C) e ampliar o acesso aos testes rápidos das doenças.

COMPATILHAR: