Uma passeata para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi realizada na manhã desta quarta-feira (18), em Formiga.

O evento foi organizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

“O objetivo é mostrar à população os avanços alcançados com a reforma psiquiátrica e chamar a atenção para o assunto. Hoje consegue-se fazer com que os usuários se sintam bem, priorizando sua liberdade e sua saúde mental”, comentou o coordenador do Caps, Clewton Freitas Júnior.

Na tarde desta quarta-feira, foi promovida uma Tarde de Beleza para todos os pacientes do Centro. Essa iniciativa foi promovida com o apoio da Escola de Cabelereiros Hair Design, que disponibilizou toda a sua equipe.

Nesta quinta-feira (19) também haverá um Sarau no Caps, em comemoração à data. O evento terá inicio a partir das 16h.

“Sabemos que a exclusão é o pior castigo que se pode dar ao ser humano. Excluir não é tratar. É necessário lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, a liberdade sempre será o melhor cuidado”, explicou Clewton.

No dia 18 de maio, comemora-se em todo país o Dia da Luta Antimanicomial, movimento que teve início na década de 70 com os trabalhadores da saúde mental em busca de uma reforma nos tratamentos destinados às pessoas com transtornos mentais no país.

 

Fonte: Prefeitura de Formiga ||

COMPATILHAR: