As datas são esperadas por 4,6 milhões estudantes de todo o país com ansiedade, pois a prova pode garantir uma vaga em uma universidade.
Por isso, é muito importante que o aluno se prepare bem para o exame. Além de disciplina no estudo, é preciso ter concentração e confiança. A preparação deve começar logo no primeiro ano do ensino médio. A relevância do Enem, além de mensurar a qualidade da educação no país, é ter a nota usada como critério de entrada em universidades, tornando o vestibular substituível.
Para aproveitar as horas de estudo, o aluno deve ter também tempo para descanso e lazer. Outra boa dica é ler sempre jornais e revistas e estar atualizado sobre os fatos importantes que acontecem no país e no mundo.
Vale ainda estudar juntamente com colegas, o que pode ser produtivo, desde que o grupo não seja grande. Optar por um local silencioso e praticar exercícios físicos também ajudam o aluno na concentração.
Já no dia da prova, a dica é não abrir os livros e chegar ao local do exame com uma hora de antecedência, além de uma alimentação balanceada e muita tranqiilidade para resolver as questões propostas.

Comentários