O turismo é considerado um fenômeno ligado à civilização moderna. É entendido como uma atividade temporal do homem fora de sua residência habitual, por razão diferente daquela de exercer uma atividade remunerada.
Há várias divisões, como: turismo local, feito dentro da própria cidade, pelos próprios integrantes da população; turismo interno, que é feito para outras cidades ou estados, e turismo externo, neste caso para outros países. Além disso, o turismo pode ser classificado em: turismo de bate volta, feito em um mesmo dia; turismo de final de semana, para um final de semana ( dois dias) e turismo de expedições, feito durante três dias ou mais ( até três meses).
Os tipos de turismo são os mais variados: de aventura, turismo esportivo, turismo de entretenimento, turismo comercial, turismo GLS, turismo religioso, turismo ambiental, turismo histórico, turismo cultural, turismo de negócios, turismo gastronômico, turismo estudantil, turismo festivo e turismo sustentável, sendo este último em franca expansão e para o qual estão surgindo novos projetos.
O empresário Carlos Bernardes, candidato a deputado estadual pelo PP, está desenvolvendo projetos de turismo sustentável e se especializou em fazer projetos para todas as classes sociais e faixa etária. A primeira intervenção é para moradores de Mateus Leme, beneficiando 30 mil pessoas por meio do projeto Serra Viva, com teleférico e rampa de decolagem de asa delta e parapente. O projeto está em andamento, aguardando apenas a liberação da Prefeitura de Mateus Leme, conforme o protocolo 01688-2010. O início das obras está previsto para dezembro de 2010, com uma extensão de dois quilômetros e 400 metros (ocupação do solo de 700 metros quadrados ? obra de baixo impacto).
A segunda intervenção é o projeto trem de turismo (BH, Contagem, Betim, Juatuba, Mateus Leme e Itaúna , com o auxílio das cidades adjacentes). O início desta atividade está previsto para julho de 2011. No total, dois milhões de pessoas devem ser beneficiadas e está prevista a geração de 40 mil vagas de empregabilidade.
A terceira intervenção é o turismo sustentável para as regiões, sendo no Triângulo Mineiro (Uberlândia), Zona da Mata (Juiz de Fora), Zona Leste (Governador Valadares), Sul de Minas (Poços de Caldas e Pouso Alegre), Alto do Paranaíba (Araxá) e Centro-Oeste (Formiga). O início das atividades neste caso é novembro de 2010. A previsão é de geração de 20 mil empregos para cada região. Segundo Carlos Bernardes, com qualidade de vida, 20 milhões de pessoas serão beneficiadas e será possível uma estrutura fixa para cursos esportivos, culturais e outros.
Outra intervenção é um programa de rentabilidade Bairro a Bairro, em toda Minas Gerais, começando pela Grande BH. A quinta intervenção é a tradicional Festa de Santo Antônio, de Mateus Leme, na qual haverá três ambientes distintos, dando estruturas de turismo de eventos, turismo religioso, turismo cultural, turismo esportivo e turismo festivo e transformando a festa, que gera renda para a população, em um evento com duração de 30 dias.

Inauguração dos projetos de turismo sustentável e trem de turismo
Os cursos de empregabilidade serão ministrados, após as eleições de outubro, em BH, Contagem, Betim, Juatuba, Mateus Leme, Itaúna, Pará de Minas, Uberlândia, Juiz de Fora, Governador Valadares, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Araxá, Formiga e Divinópolis. São diversos cursos de qualidade de vida e empregabilidade, nos quais o Instituto Cultural Carlos Bernardes entra com a mão de obra dos professores e a Prefeitura entra com o espaço físico para a realização dos cursos, segundo o empresário Carlos Bernardes.
Os formados em turismo e profissionais do setor (turismólogos, técnicos de turismo e formados em educação física) podem se inscrever para ministrar aulas presenciais e online. Graduados em qualquer nível superior também podem se cadastrar. Mais informações sobre os projetos e os cursos podem ser conferidas nos sites www.carlosbernardes11220.tatoosports.com.br e www.tatoosports.com.br.

COMPATILHAR: