A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), responsável pela administração da unidade, confirmou o fato ao g1 nesta quinta-feira (11) e informou que o diretor-geral da unidade, Ronaldo Antônio Gomides, foi afastado do cargo.

O promotor de Justiça de Formiga Angelo Ansanelli Júnior informou à TV Integração que recebeu, nesta quinta-feira (11), um ofício do Centro Operacional de Direitos Humanos do Ministério Público para instaurar um procedimento investigatório. Ele informou e disse que tinha recebido algumas denúncias anônimas por meio da ouvidoria.

Ação

As imagens que circulam nas redes sociais mostram a ação, que segundo a Sejusp, foi um procedimento realizado na penitenciária de Formiga no dia 22 de outubro.

A Secretaria informou que era uma operação de retirada dos detentos e dos pertences das celas que ocorreu após “movimento de subversão da ordem”. Ainda de acordo com a pasta, a atuação do Grupamento de Intervenção Rápida (GIR) da Polícia Penal ocorreu após queima de pedaços de colchões.

O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) informou que um procedimento interno foi instaurado para apurar a motivação da realização das imagens e da veiculação.

“O Depen-MG ressalta que não compactua com qualquer desvio de conduta dos seus servidores e que todas as denúncias são apuradas, respeitando a ampla defesa e o contraditório”, informou por meio de nota.

O diretor-geral da unidade foi afastado da função e o diretor-regional de Polícia Penal da 7ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) assumiu interinamente a direção da unidade prisional em Formiga.

Fonte: g1 Centro-Oeste/Folha de São Paulo

COMPATILHAR: