No último dia 11, na parte da manhã, a diretora do ICHES (Instituto de Ciências Humanas, Educação e Saúde) do UNIFOR-MG, Profa. Ms. Rachel de Castro Eduardo Matias, participou de uma reunião com a secretária de Saúde da Prefeitura de Formiga/MG, Luiza Flora de Oliveira.

O encontro teve como objetivo intensificar a parceria existente entre a Secretaria de Saúde e o Centro Universitário, que oferece quatro cursos na área: Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Nutrição. Durante a reunião, a diretora do ICHES enfatizou a importância dessas graduações para o Centro Universitário e também a importância de existir um bom trabalho entre Prefeitura e Instituição de Ensino, a qual fornece estagiários para os locais onde o órgão público mantém controle. A questão da proximidade entre os coordenadores de curso e a Secretaria também foi comentada. ?Os cursos de saúde são um desafio e requerem muito cuidado, pois lidam com profissionais que terão contato direto e de responsabilidade com seres humanos, por isso, é preciso ter uma aproximação maior entre dirigentes, professores e alunos do UNIFOR-MG e os profissionais públicos da saúde?, enfatiza a Profa. Ms. Rachel.

A secretária falou sobre a importância dos estagiários e do desenvolvimento dos TCC?s (Trabalhos de Conclusão de Curso), que lidam, diretamente, com os pacientes e com o ambiente do órgão de Saúde. ?A Secretaria está aberta para ensinar e aprender com os estagiários e também para ajudar nas pesquisas de campo?, disse.

De acordo com a diretora do ICHES, a reunião foi proveitosa e serviu para fortalecer os laços entre as representantes. ?Fomos muito bem recebidos pela secretária e deixamos clara a importância da parceria entre o Centro Universitário e a Secretaria. Temos o mesmo interesse quando se trata da formação prática dos alunos, que é o aprendizado efetivo, responsável por capacitar os acadêmicos a atuar no mercado de trabalho?, explica.

Luíza Flora, que assumiu a pasta esse ano, atuou como secretária adjunta de Saúde no último mandato e é ex-aluna do UNIFOR-MG, formada em Geografia.

Comentários
COMPATILHAR: