Uma manifestação contra a chamada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e contra o projeto que prevê anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 foi realizado em Divinópolis na tarde desse domingo (21).

A concentração aconteceu na Praça do Santuário, com movimentação pacífica. Os manifestantes estavam com bandeiras de partidos, movimentos sociais e faixas com dizeres como “sem anistia”.

O protesto é realizado em diversas cidades do país e conta com participação de movimentos de esquerda, artistas e políticos.

Entenda a PEC da Blindagem e PL da anistia

A PEC da Blindagem foi aprovada pela Câmara dos Deputados na terça-feira (16) e seguirá para o Senado. Ela propõe aumentar a proteção judicial de parlamentares, dificultando investigações e punições.

A proposta é vista como uma reação do Congresso às ações do STF e às investigações contra parlamentares.

A Câmara também aprovou urgência para um Projeto de Lei (PL) que pode anistiar condenados por atos golpistas desde 2022, incluindo apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os projetos com urgência podem ser votados diretamente no Plenário, sem passar antes pelas comissões da Câmara.

Com informações do G1 Centro-Oeste

COMPARTILHAR: