Neste domingo (31), após cumprir seu dever constitucional de votar, o eleitor poderá acompanhar em tempo real a apuração dos votos. As primeiras parciais do segundo turno das eleições presidenciais devem ser divulgadas por volta das 19h, uma a mais que no primeiro turno. Isso porque além do fuso horário há ainda o horário de verão fazendo com que votação no Acre seja encerrada duas horas depois de Brasília.
Como as parciais só podem ser divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o encerramento das votações, a previsão é que por volta das 19h de Brasília ? 17h no Acre ? os primeiros números sejam conhecidos. A apuração dos resultados começa a ser feita logo após o fechamento das urnas, apenas a divulgação fica restrita, em todo o País.
O acompanhamento poderá ser feito diretamente ou por meio de mais de 200 parceiros de divulgação cadastrados no TSE ou nos sites da Justiça Eleitoral, que têm uma gama menor de informações. As informações serão retransmitidas online a empresas parceiras previamente cadastradas: são portais web, empresas difusoras de rádio e televisão, jornais impressos e outros meios de comunicação, além de órgãos públicos, como Câmara, Senado, assembléias legislativas e universidades federais que têm meios de comunicação próprios.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, disse neste sábado (30) acreditar que será possível conhecer antes das 22h de domingo (31) o novo presidente do Brasil.
O convênio com entidades parceiras permite à Justiça Eleitoral distribuir os resultados das eleições com mais eficiência e abrangência e ainda diluir a demanda por acesso, já que no dia da eleição a busca por informações de resultados costuma ser superior à capacidade das máquinas e links do TSE, congestionando o site.
No primeiro turno das eleições em Minas, a totalização foi encerrada às 2h16m, com dados da cidade de Mato Verde. Belo Horizonte encerrou a totalização às 23h25. O município de Itanhandu foi o primeiro a transmitir dados, às 17h05, e o primeiro a encerrar a totalização foi Itamogi, às 17h36.
Locais de apuração: superestrutura para a transmissão
Após o encerramento da votação, as 351 zonas eleitorais do Estado começam a fazer a transmissão dos dados para o TRE-MG. A estratégia inclui uma superestrutura instalada nos locais de apuração, tanto na Capital, quanto no interior.
Em Belo Horizonte, são 18 locais de apuração (um para cada zona eleitoral), que operam em ginásios poliesportivos ou escolas requisitados previamente pela Justiça Eleitoral para tal fim. De lá, após a chegada de todo material usado no dia da votação (cabina de votação, atas, folhas de votação, senhas e urnas eletrônicas), as mídias com os resultados de cada seção são transmitidos para a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal.
Já em algumas zonas eleitorais do interior, que têm vasta extensão territorial, alguns locais de apuração, situados em áreas rurais, longe das sedes dos cartórios, utilizam-se dos chamados pontos de transmissão remota ou por satélite, que são aquelas que empregam linha telefônica convencional ou transmissão por satélite. No primeiro turno das eleições de 2010, o TRE-MG instalou 128 pontos de transmissão remota de resultados das urnas eletrônicas (112 pontos com linha telefônica convencional e 16 por satélite). Além dos 128, no segundo turno, mais dois pontos foram instalados em Minas Gerais, na zona eleitoral de Conceição do Mato Dentro ? um por satélite, outro por linha telefônica.
Esses pontos foram instalados em seções eleitorais com dificuldades de transmissão, como tempo de deslocamento até a respectiva zona, condições das estradas de acesso e necessidade de utilização de veículos especiais. A medida agiliza o processo de totalização dos votos em Minas Gerais, Estado caracterizado por sua grande extensão.

COMPATILHAR: