Na manhã do dia 28 de maio, a professora Margarita Torres, juntamente com as alunas Darlene Aparecida Gonzaga e Sanara Silva Santos, do quinto período de Letras, visitaram a Escola Estadual Rodolfo Almeida, a Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte e a Escola Estadual Jalcira Santos Valadão, todas em Formiga/MG.

Na oportunidade, as representantes do UNIFOR-MG foram a algumas salas de aula, para apresentar o informativo Recaderos de Letras, produzido todo em espanhol e editado pelos alunos do quinto período de Letras, habilitação Português/Espanhol. De acordo com a professora, a atividade foi feita com o objetivo de aproximar as acadêmicas do cotidiano escolar, já que irão atuar na área, e divulgar a Língua Espanhola aos alunos do Ensino Médio, pois muitos não a conhecem.

Margarita explica como surgiu o trabalho e fala sobre a satisfação dos alunos em participar. ?Desde o ano passado, juntamente com os acadêmicos, produzo este informativo, que já está na segunda edição. Os estudantes desejam continuar o trabalho no sexto período, porém, com a participação da comunidade. Por este motivo, estamos indo às escolas, para que todos possam conhecer e sentir-se interessados em participar. Nossa proposta é fazer todo o informativo com a colaboração dos alunos das escolas estaduais e dos cursos de Espanhol existentes em Formiga. Dessa forma, pretendemos transformar o trabalho em um projeto de extensão do curso do Letras, possibilitando aos alunos que enviem poesias, textos, músicas e curiosidades, de sua autoria ou não?, explica.

Segundo a professora, a atividade atraiu a atenção dos agraciados com o jornal. ?Ao entregarmos os informativos nas escolas, sentimos o quanto contribuímos para o interesse e a curiosidade dos alunos em relação aos assuntos publicados. Nas salas onde comentamos os textos, conversamos em Espanhol com os estudantes, o que foi muito significativo para todos. Alguns alunos tiveram interesse em conhecer o curso de Letras do UNIFOR-MG e em participar do jornal?, conta.

Informativo
O primeiro informativo foi lançado durante a quinta edição da Noite de Todas as Letras, evento realizado pelo curso de Letras, em outubro do ano passado, no campus do UNIFOR-MG.

A professora Margarita explica como surgiu a idéia. ?Dei a sugestão do trabalho durante a aula e todos aprovaram. Os próprios alunos selecionaram o nome do jornal. Nesse momento, eu ministrava a disciplina Língua Espanhola no curso. Hoje, no quinto período, leciono Literatura Espanhola e, mesmo assim, continuamos a produzir o informativo, com o incentivo e o apoio dos alunos. Foi um trabalho que comecei com eles e pretendo dar continuidade. Todos eles se sentiram motivados a escrever e perceberam o quanto a atividade foi boa em relação ao desenvolvimento da escrita e ao conhecimento da cultura espanhola e dos países da América Latina?, conta.

Segundo a professora, outras visitas serão realizadas em escolas da cidade, ainda este mês.

COMPATILHAR: