A Prefeitura de Formiga divulgou as atividades realizadas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano nos últimos dias. Confira:

 

Na segunda feira (25) ocorreu mais uma atividade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças no CRAS I – Rosário, na qual eles conheceram e ensaiaram a apresentação da música “Valeu Mãe”. O SCVF para crianças ocorre todas as segundas feiras das 15h30 às 17h30 e tem o objetivo de promover a convivência, preparar crianças e adolescentes para o exercício de sua cidadania por meio da participação social, assegurando dessa forma o desenvolvimento do seu protagonismo e da sua autonomia

Na terça-feira (26), o CRAS 3 – Souza e Silva com o objetivo de levar informação e conhecimento à população atendida, realizou uma oficina do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias-PAIF. No encontro do mês de abril o tema abordado foi: “Benefício de Prestação Continuada-BPC ou aposentadoria? Em qual eu me encaixo?”

Na ocasião houve uma roda de conversa, direcionada pelo assistente social, Victor Marques, com a colaboração da psicóloga social Corina Cristina Campos, ambos técnicos de referência do CRAS 3. Os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, manifestar suas opiniões e trocar experiências, além de obter conhecimento sobre o BPC e a aposentadoria. Para finalizar o encontro e deixa-lo ainda mais prazeroso, foram sorteadas duas cestas de guloseimas e servido um delicioso lanche.

Na terça-feira (26), o secretário de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro, e a Supervisora do SUAS, Lindamar Azarias, compareceram no Centro de Convivência do Idoso para realizar a entrega de lindas camisas aos idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A entrega das camisas foi uma forma de reconhecimento e boas-vindas ao retorno das atividades, de garantir bem-estar dos idosos e a própria identificação dos mesmos em momentos de lazer, fora do Centro de Convivência do Idoso.

É importante ressaltar que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos – SCFV, possui um trabalho social que objetiva o desenvolvimento de atividades que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário, a prevenção de situações de risco social e o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade dos idosos.

Os idosos interessados em participar do Serviço de Convivência do Idoso e as atividades do Programa Viver devem procurar o Centro de Convivência do Idoso, localizado na Avenida Primeiro de Maio, SN, Bairro Alvorada.

Ainda na terça-feira (26), o CRAS 4 – Novo Horizonte, também promoveu uma oficina do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias-PAIF conduzida pela assistente social Sheila Cristina da Silva Campos, cujo tema foi “Qual a importância do benefício eventual e quais os critérios”. Além disso foi abordado sobre o recebimento do BPC – Benefício de Prestação Continuada.

As oficinas do PAIF é uma exclusividade dos CRAS e é uma ação planejada, com foco em uma demanda surgida que esteja causando algum impacto no convívio familiar ou comunitário. É uma forma de trabalhar temas comuns, com um conjunto de famílias, de maneira a fomentar o fortalecimento da sua função protetiva e dos vínculos entre seus membros e com a comunidade.

Na terça feira (26) a coordenadora da Residência Inclusiva, Joana Santos Costa, o cuidador social Marcelo Felipe Pedrosa e a psicóloga social Gabriela Kamimura Mori realizaram uma visita técnica na Residência Inclusiva de Nova Lima/MG. O motivo da visita foi realizar uma troca de experiência, conhecer as particularidades do serviço e aprimorar as ações de forma conjunta, tendo em vista os desafios dos serviços de acolhimentos para as pessoas com deficiência.

De acordo com a coordenadora da Residência Inclusiva, Joana Santos, “a visita na Residência Inclusiva de Nova Lima foi riquíssima para refletir sobre a importância de fortalecer a autonomia e convivência comunitária dos acolhidos. E também trocar experiências e saberes técnicos no manejo diário com os acolhidos”.

Cabe ressaltar que a Residência Inclusiva é um serviço de acolhimento institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social, para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar, encaminhados por determinação judicial do Ministério Público e/ou Poder Judiciário e/ou análise conjunta da coordenação e Equipe Técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e Residência Inclusiva.

Os membros da “Associação de Costureiras do Geraldo Veloso” continuam sendo acompanhados pelo trabalho técnico social desenvolvido pela empresa CIVITAS e na última terça-feira (26) foi ministrado um curso pelo SEBRAE cujo tema foi “Gestão de Conflitos e Cooperação”. O curso foi específico para os membros da Associação para que quando começarem a atuar nos serviços da Associação sejam capazes de mapear os conflitos do ambiente de trabalho, evitando que causem danos e diminuam a produtividade. Fornecer técnicas para aumentar a capacidade de conduzir a administração dos conflitos de maneira que sejam obtidos ganhos de relacionamento e cooperação.

Para finalizar a terça-feira (26), houve uma importante reunião na Praça CEU, atual Pracinha da Cultura. A reunião foi conduzida pela Supervisora do SUAS, Lindamar Azarias, a qual abordou sobre a organização e importância de uma nova eleição para o Grupo Gestor da Praça. Na oportunidade foi explanado que a Pracinha da Cultura tem como ponto de partida a participação social da comunidade e do governo para a formação do Grupo Gestor tripartite, sendo uma gestão compartilhada entre o poder público local, a comunidade beneficiária e associações, com 50% da participação governamental e 50% da sociedade civil. A função do referido grupo gestor é gerir e fiscalizar as atividades que ocorrerão cotidianamente na Sede da Pracinha da Cultura

No dia 20/05/2022, as 19h, na Pracinha da Cultura, localizada na Rua Dico Lavino, SN, Bairro Novo Horizonte, haverá a eleição para definir os membros que irão compor o Grupo Gestor. Os interessados em participar poderão comparecer ao local.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: