Estão abertas, até o dia 25 de novembro, as inscrições para a seleção de projetos, pesquisadores e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), bem como para candidatos do Programa de Iniciação Científica Voluntário (PICV) para o período 2015/2016, no âmbito do Unifor-MG.
Para concorrer a uma vaga, o estudante de graduação precisa ser indicado por um pesquisador responsável (professor) do Unifor-MG que tenha submetido seu projeto para o processo de seleção e que tenha disponibilidade, integral, às atividades acadêmicas e à pesquisa.
A inscrição deve ser realizada pelo pesquisador responsável. A documentação referente ao processo de seleção deverá ser entregue, em envelope lacrado, na CAP (Central de Atendimento ao Professor), no prazo estabelecido. O horário de funcionamento da CAP é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 17h às 22h.
O Programa de Iniciação Científica (PIC) do Unifor-MG visa despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação. Os objetivos são: incentivar o desenvolvimento e a realização da pesquisa científica institucional, visando ao constante aprimoramento dos corpos docente e discente; iniciar o discente da graduação no desenvolvimento do método científico e no aprendizado de técnicas específicas de investigação; estimular a pesquisa no Unifor-MG, por meio da elaboração de projetos e formação de equipes e propiciar à Instituição um instrumento de formação de política de pesquisa.
Seleção simplificada de alunos
O processo de seleção dos alunos (bolsistas e voluntários) é de responsabilidade do pesquisador responsável e será realizado em uma única etapa de caráter eliminatório e classificatório.
Inicialmente, com caráter eliminatório, deverá ser realizada a avaliação do desempenho acadêmico que terá valor máximo de 10 pontos, sendo eliminados os candidatos que não obtiverem nota maior ou igual a seis em todas as disciplinas ? a nota final de desempenho consistirá na média aritmética de todas as notas das disciplinas cursadas.
Posteriormente, de caráter classificatório, deverá ser realizada a avaliação do currículo (Plataforma Lattes) no valor de 10 pontos.
Seleção dos projetos
A seleção dos projetos de pesquisa beneficiados com a concessão de bolsas de iniciação científica (PIBIC/FAPEMIG, PIBIC/CNPq e FAPIC/Unifor-MG) será realizada por intermédio de análises e avaliações comparativas.
A avaliação das propostas e posterior recomendação para execução do projeto será feita por Comitê Institucional, nomeado por ato do Reitor, constituído por pesquisadores do Unifor-MG considerando as diferentes áreas do conhecimento (segundo classificação do CNPq).
As propostas recomendadas pelo Comitê Institucional serão posteriormente avaliadas pela Diretoria Geral de Ensino e pela Diretoria de Planejamento e Finanças.
O processo terá como etapas a pré-seleção, de caráter eliminatório, e a seleção, de caráter classificatório e de responsabilidade do Comitê Institucional do Unifor-MG.
O resultado final, com a distribuição das bolsas disponíveis, será divulgado no site do Centro Universitário, no início de semestre letivo do ano seguinte, até o dia 23 de fevereiro de 2015.
Confira o Edital completo no site www.uniformg.edu.br.

COMPATILHAR: