Duas pessoas de uma mesma família, moradoras do bairro Xangrilá, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, faleceram após contrair febre maculosa. A doença é transmitida por um carrapato conhecido como “carrapato-estrela”, que pode ser encontrado em animais de grande porte, cães, aves domésticas, roedores e em capivaras.

Segundo o jornal Hoje em Dia, a informação é da Secretaria de Saúde de Contagem, que vai promover, nesta segunda-feira (3), uma coletiva de imprensa para detalhar os casos. As identidades e idades das vítimas não foram divulgadas. Segundo a pasta, equipes da prefeitura fizeram, nesse domingo (2), o bloqueio químico em residências do bairro. Outras duas mortes são investigadas.

Treze vizinhos da família procuraram atendimento nas unidades de saúde da cidade por suspeita da doença, informou a prefeitura. A prefeitura de Belo Horizonte, de forma preventiva, divulgou um alerta sobre os sintomas da doença e os cuidados que devem ser tomados.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os casos atendidos na capital são de residentes em outras cidades “e a investigação desses casos é de responsabilidade do município de origem. Belo Horizonte recebeu os pacientes, está prestando toda assistência necessária e já divulgou um comunicado”, afirmou a pasta, em nota.

 

Fonte: Hoje em Dia ||

Comentários
COMPATILHAR: