A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (A IFFHS) divulgou nesta segunda-feira (11) a lista com os melhores treinadores de seleções de 2009. Vicente del Bosque, técnico da Espanha, ficou em primeiro lugar. Em seguida, veio o treinador da Inglaterra, Fábio Capello. O brasileiro Dunga obteve a terceira colocação.
Del Bosque venceu a disputa ao receber 185 pontos. Capello ficou com 151, seguida de perto por Dunga, com 149. Marcelo Bielsa, que comanda o Chile, vem em quarto, com 82. Já o ex-craque argentino Diego Maradona teve um resultado decepcionante. O técnico da seleção da Argentina conquistou apenas cinco pontos e ficou em 22º lugar, ao lado de Shaibu Amodu (Nigéria), Gerardo Martino (Paraguai) e Richard Herbert (Nova Zelândia).
Entre os 25 melhores treinadores, encontram-se 14 europeus, cinco sul-americanos, dois africanos e da zona da Concacaf e um da Ásia e da Oceania. Em termos de nacionalidade, há três técnicos da Itália, Argentina e Alemanha entre os primeiros da lista. Representantes de 85 países, de todos os continentes, participaram do júri que definiu a classificação final. Del Bosque receberá o prêmio em 1º de fevereiro, em uma cerimônia em Londres.

COMPARTILHAR: