A dupla formada por Luisa Stefani e Rafael Matos venceu os indianos Sania Mirza e Rohan Bopanna na sexta-feira (27) e conquistou o Aberto da Austrália de tênis. A vitória foi por 7/6 (7/2) e 6/2.

O título de Stefani e Matos é o primeiro da história de uma dupla 100% brasileira em um Grand Slam – o grupo dos quatro torneios mais importantes do tênis profissional.

Stefani, de 25 anos, já havia conquistado, dois anos atrás, outro feito inédito para o país no esporte – junto com Laura Pigossi, ela foi a primeira medalhista olímpica do tênis brasileiro, com o bronze nas duplas femininas nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Logo depois, ela sofreu uma lesão no joelho durante a semifinal do US Open e ficou quase um ano fora das quadras. Ainda assim, atingiu o nono lugar no ranking mundial entre as duplistas, o seu maior na carreira. Hoje, está na 34ª posição.

Já Rafael Matos, de 27 anos, 29º no ranking masculino de duplas, conquistou seu primeiro título de grande expressão no circuito.

Com o título, a dupla se junta a Maria Esther Bueno, Thomaz Koch, Gustavo Kuerten, Bruno Soares e Marcelo Melo no grupo de tenistas brasileiros que foram campeões em um Grand Slam.

É muito especial para mim e para o Rafa. É uma honra”, disse Luisa após o título. “Na época do torneio de Wimbledon, no ano passado, Rafa me explicou como eu estava indo. Eu estava em recuperação, e ele me perguntou se nós poderíamos jogar [duplas] mistas quando eu voltasse”, lembrou a brasileira.

Foi uma grande motivação para eu continuar trabalhando duro, e aqui estamos, ganhando nosso primeiro Grand Slam na Austrália”, disse ela.

Matos disse ter sido especial jogar com outro brasileiro. “Uma energia tão boa, uma ótima comunicação dentro e fora da quadra. É um sonho que virou realidade”, afirmou ele.

 

Fonte: CNN

 

COMPATILHAR: