Por que a eletricidade é diferente em aeronaves?

Em aeronaves, a voltagem do sistema elétrico é geralmente de 200 volts, enquanto a voltagem de fase é de 115 volts, e a frequência é de 400 hertz. Por isso, um sistema elétrico de aeronave é conhecido como um sistema trifásico de 115 V/200 V/400 Hz.

Essa configuração difere significativamente da frequência de 60 Hz utilizada em tomadas domésticas padrão, e há várias razões para essa escolha.

Uma das principais razões para o uso de 400 Hz em aeronaves é a redução de peso. Frequências mais altas permitem o uso de fios de calibre menor em toda a aeronave. Além disso, alternadores de alta frequência exigem menos bobinas de cobre para gerar a corrente elétrica necessária, o que resulta em alternadores menores, mais leves e que ocupam menos espaço.

Essa redução de peso tem um impacto significativo no design e na eficiência da aeronave. No setor de aviação, uma regra prática comum é que a remoção de uma libra de peso pode reduzir o peso total da aeronave em até cinco libras, devido à economia de combustível e à menor necessidade de estrutura para suportar o peso adicional.

No geral, a redução de peso permite que o avião consuma menos combustível para cobrir a mesma distância, tornando-o mais eficiente e econômico para operar. Por isso, o uso de sistemas elétricos de 400 Hz tornou-se o padrão em aeronaves, oferecendo uma vantagem significativa sobre os sistemas de 60 Hz encontrados em aplicações terrestres.

 

Texto: Adaptação pessoal de diversos sítios da Internet, com acesso em 06/01/2025.

Foto: DC Studio / Freepik

 

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