A greve dos caminhoneiros provocou uma crise de abastecimento no Brasil e, como resultado, muitos motoristas estão procurando opções para abastecer seus carros. Uma alternativa que vem sendo considerada – e aplicada – para quem tem carro flex é abastecer o carro com álcool de farmácia. A questão é: isso é prejudicial ao motor?

Em uma situação de urgência é possível sim usar álcool vendido em farmácias em carros flex, entretanto não qualquer álcool. É necessário atentar à graduação ºGL (Gay Lussac) informada nas embalagens. O etanol vendido nos postos e usado nos carros tem teor de 93 ºGL, o que indica que em cada litro há 930 ml de álcool puro e 70 ml de água (7%).

Foto: Divulgação

Entretanto, em farmácias há álcool com teor variando de 70º GL a 95º GL. Dessa forma, o álcool de farmácia com teor abaixo de 70º GL dificilmente irá fazer funcionar o motor, pela elevada concentração de água.

Por outro lado, um álcool de farmácia com graduação superior a 90º GL pode ser usado no carro flex em situações emergenciais.

Álcool de supermercado não pode ser usado em carros

Foto: Divulgação

Outro tipo de etanol vendido fora de postos é o de supermercado. Esse tipo de etanol, por questões de segurança, tem até 54 ºGL – o que é insuficiente para ser vaporizado e fazer um motor a combustão funcionar. Dessa forma, álcool de supermercado e também o álcool em gel não podem ser usados em carros, pois, além de não permitir o funcionamento, podem danificar seriamente o motor.

 

E bebidas alcoólicas?

Foto: Divulgação

Outro questionamento a respeito do uso de “combustíveis alternativos” em carros flex é a possibilidade de usar cachaça, uísque ou vodca. Entretanto, esses líquidos também não podem ser usados, pois suas graduações raramente passam de 50º GL – o que também pode causar danos no motor.

 

 

Conclusão

Em casos emergenciais, e apenas em carros com motor flex (carros a gasolina ou diesel não podem receber álcool), pode-se usar álcool de farmácia com teor GL superior a 90º GL. Entretanto, álcool de supermercado e bebidas alcoólicas não devem ser usados, pois podem causar danos ao motor.

 

Fonte: Car.Blog||

COMPATILHAR: