A editora Basset, por meio da revista ?Carta na Escola?, lança o prêmio ?Minha Comunidade Sustentável?, que tem por objetivo estimular e apoiar a criação e execução de projetos escolares inovadores que busquem soluções de sustentabilidade da vida no planeta, incluindo as dimensões social, ambiental e econômica.
No contexto do Prêmio, um projeto para uma comunidade sustentável deve implicar a mobilização e a aprendizagem do grupo escolar participante.
Podem se candidatar ao Prêmio unidades executoras vinculadas a uma escola, que tenham como finalidade a gestão de recursos financeiros transferidos para a manutenção e desenvolvimento do ensino. Entende-se por unidade executora, nos termos da legislação vigente, as associações de pais e mestres, as caixas escolares, os círculos de pais, associações de pais e professores, associações de pais, alunos e mestres e outras denominações com o mesmo fim.
Os projetos devem estar vinculados ao Ensino Fundamental, ao Ensino Médio, ao EJA ? Ensino Fundamental ou ao EJA ? Ensino Médio da rede pública ou particular de ensino. E podem ser realizados exclusivamente pela unidade escolar ou em parceria com organizações não-governamentais (ONGs), associações de bairro ou instituição que ofereçam apoio técnico.
O projeto proposto deve ser original e desenvolvido como um trabalho de professores e alunos ao longo de um período escolar e não precisa se limitar ao espaço da escola, podendo trazer soluções e inovações para a comunidade do entorno.
As inscrições serão aceitas de 12 de maio a 29 de agosto de 2008 e poderão ser feitaspor meio dos sites www.cartanaescola.com.br e www.acaoeducativa.org.
A Secretaria Municipal de Comunicação acredita na capacidade de associações e estudantes de Formiga para que possam criar projetos e concorrer aos prêmios. Participe!

Sustentabilidade
A sustentabilidade deve ser entendida como um conceito sistêmico, que integra as dimensões acima citadas. Mais ainda, implica certo equilíbrio, em contraposição a uma noção de desenvolvimento econômico ilimitado, dada a finitude dos recursos do planeta. Assim, não se podem criar soluções de geração de renda para uma comunidade que vive os efeitos da miséria produzindo ações negativas para o meio ambiente. Ao mesmo tempo, não devemos conservar o meio ambiente em detrimento dos seres humanos que vivem em uma comunidade.

COMPATILHAR: