Eduardo Batista de Souza, de 57 anos, assumiu esta semana o Departamento de Turismo da Prefeitura. ?A expectativa é muito boa, apesar de o prefeito Aluísio Veloso [PT] ter muitas obras e uma intenção muito boa de fazer alguma coisa no setor da economia?, ressalta.
Sobre as principais carências que o setor tem, Eduardo Batista disse que em quase tudo hoje o Setor de Turismo de Formiga precisa de atenção. ?A grande atração de Formiga é o Festival da Linguiça, basicamente é só isso que se pode atrair muito turista para o município e o restante é criar. Tem a Praia Popular, que é um local que se pode fazer ações turísticas como shows, como teve agora ações do Departamento de Esportes da Prefeitura com o projeto popular que teve lá, e a gente incrementar. A praia vai passar por uma restauração, vai virar praticamente uma praça de shows, isso que a gente vai fazer?.
Questionado sobre as propostas prioritárias para desenvolver o turismo em Formiga, em especial na região do Lago de Furnas, Eduardo Batista ressaltou que a principal questão é a infraestrutura que hoje Formiga não tem. ?Você dá condição para os empresários investirem em Formiga, o negócio é você oferecer bons locais para que eles possam investir fácil acesso ao Lago de Furnas, são as principais coisas que têm que ser feitas, dar uma boa acessibilidade ao Lago de Furnas, porque se você não tiver fácil acesso o cara não vai investir. Tem que ter comércio, a rede hoteleira, rede de bares e restaurantes, se você não tiver essa boa estrutura você não atrai turistas?, contou.
O maior desafio como chefe do Departamento de Turismo, Eduardo Batista acredita que ?trazer o turista que ainda não conhece a cidade de Formiga e mostrar para ele que hoje Formiga é uma cidade turística, Formiga não era considerada cidade turística, o Estado não via a cidade de Formiga como um pólo turístico, então é fazer que esse pessoal entenda que realmente Formiga é um local turístico. Nós temos o Cristo, temos grutas, local para caminhadas, a cidade hoje tem um comércio muito bem desenvolvido, 11% da orla do Lago de Furnas de água doce, então é isso temos que criar condições pra atrairmos turistas?.
Eduardo Batista faz um programa de radiojornalismo na rádio 93. Indagado se ele pretende continuar fazendo o programa matinal e se isso vai influenciar na divulgação dos serviços da Prefeitura ele garante que não, que continuará atuando e divulgado da mesma forma.

COMPATILHAR: