Professores de escolas dos ensinos médio e fundamental se reuniram nas duas últimas duas semanas para discutir o trânsito em cidades cortadas pelo Sistema MG-050/BR-265/BR-491. A Concessionária Nascentes das Gerais, responsável pela administração e operação da principal via de ligação do Centro-Oeste e do Sudoeste de Minas Gerais, promoveu cursos de capacitação e reciclagem em diversos municípios, mobilizando 119 educadores.
O curso ?Educando Crianças para o Trânsito? visa sensibilizar as escolas para a importância de trabalhar o tema em sala de aula, contribuindo para diminuir a estatística de que 95% (dados do Ministério das Cidades) das ocorrências tem como origem o fator humano.
A professora Vanderléia Rabelo Fonseca, de Carmo do Cajuru, participou do seminário promovido em Divinópolis pela primeira vez. Percebeu que o tema trânsito pode ser trabalhado de maneira multidisciplinar, ou seja, é possível ensinar geografia, história, física, matemática ou qualquer matéria da grade tendo o assunto como mote. ?Recebemos o kit doado pela Nascentes das Gerais e assimilamos a importância de sensibilizar os pais e fazer um trabalho com as crianças para que elas possam cobrar boas práticas dentro de casa?, afirma.
Durante os cursos, a concessionária reforçou o convite para a participação da segunda edição do concurso ?Mandando Bem no Trânsito?, com o tema ?Foi Acidente ou Imprudência? Inclua a segurança em seu caminho?, voltado para alunos e professores de escolas que participaram da capacitação e estão localizadas a até cinco quilômetros de distância do Sistema MG-050.
Na primeira edição do ?Mandando Bem no Trânsito?, a Concessionária Nascentes das Gerais recebeu dezenas de trabalhos e publicou os desenhos em seu jornal destinado aos usuários da rodovia, além de entregar prêmios aos melhores trabalhos. O concurso reafirma o compromisso do PGS (Plano de Gestão Social) da empresa em despertar na sociedade a urgência da adoção da cidadania no trânsito como algo fundamental para a preservação da vida. A novidade desta edição do ?Mandando Bem no Trânsito? fica por conta da exigência de as escolas terem aplicado o projeto envolvendo o tema trânsito em pelo menos quatro meses no ano.

COMPATILHAR: