A egressa do curso de fisioterapia, Marcela Borges Maia Faria, teve o artigo ?Estudo da correlação entre a dança e a postura corporal de portadores de síndrome de down avaliados pela biofotogrametria computadorizada? publicado na revista ?Fisioterapia Brasil?, na edição de novembro/dezembro de 2010.
A ex-aluna do Unifor-MG formou-se em julho de 2009. De acordo com ela, o estudo publicado buscou verificar a influência de um programa de dança sobre a postura corporal de seis portadores de síndrome de down, entre 15 e 28 anos de idade, utilizando, como instrumento de avaliação da postura, a biofotogrametria computadorizada, por meio do software ALCimage 2.1®, capaz de quantificar possíveis assimetrias e desalinhamentos.
?Portadores da Ssíndrome de down apresentam a hipotonia (tônus muscular anormalmente baixo) como principal alteração fenotípica, resultando na ocorrência de alterações posturais que, possivelmente, podem ser amenizadas com a prática de atividade física. Acredita-se que a dança, enquanto modalidade de atividade física, possa contribuir para atenuar tais alterações posturais?, explicou Marcela.
A pesquisa foi realizada pela egressa, enquanto acadêmica do curso de fisioterapia, em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Formiga. ?A Apae realizou o Projeto APAExonados pela Dança, que consistia em práticas de ballet clássico e danças livres, em parceria com uma academia de dança especializada. Foi então que surgiu a ideia de desenvolver uma pesquisa, para que fosse avaliada a postura corporal dos participantes do projeto e verificado se a dança é um meio adequado para minimizar alterações posturais presentes nos participantes. A pesquisa tornou-se um projeto de iniciação científica financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)?, explica.
A pesquisa foi orientada pelo professor. Andrei Pereira Pernambuco, co-orientada pelo professor Wellerson Costa Faria e contou com a colaboração das alunas Edimara Carla Melo Azarias e Iara de Faria Souza e da professora Ywia Daniele Valadares.
A revista ?Fisioterapia Brasil? é produzida pela Atlântica Editora e possui circulação nacional.
Formiga
Egressa de fisioterapia publica artigo em revista de circulação nacional
- por Últimas Notícias
- 19/03/2011 - 15:49








