O ex-aluno do curso de ciência da computação do Unifor-MG, Breno de Carvalho Costa, formado em 2009, publicou um artigo intitulado ?Traffic Lights Timing Inside Microregion Simulator Using Multiobjective Optmization?, em português, ?Tempos semafóricos no simulador de microrregião utilizando otimização multiobjetiva?, no ?2011 IEEE Congress on Evolutionary Computation?. O artigo é fruto do trabalho de pesquisa do seu curso de mestrado em Modelagem Matemática Computacional, no Cefet-MG iniciado pelo ex-aluno em 2010, em Belo Horizonte, sob a orientação do professor Paulo Almeida, da área de inteligência artificial.
O artigo foi aceito para publicação no ?2011 IEEE Congress on Evolutionary Computation?, Congresso em Computação Evolucionária, classificado com Qualis A1 pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), considerado um dos mais importantes da área em todo o mundo. Esse evento é realizado em Nova Orleans, nos Estados Unidos, entre os dias 5 e 8 de junho de 2011.
De acordo com Breno, o gerenciamento do trânsito tem se tornado um fator de grande preocupação, atualmente, devido ao crescente número de veículos. A geração de tempos semafóricos melhora o fluxo de trânsito, diminuindo congestionamentos e atrasos. Nosso trabalho traz uma evolução para as técnicas de geração de tempos semafóricos existentes, aplicando conceitos de otimização multiobjetivo. A técnica foi aplicada em uma área simulada de Porto Alegre e os resultados foram comparados com trabalhos anteriores da literatura, com isso foi possível demonstrar a eficiência de nossa proposta, explicou. ?Conquistar esta publicação, em congresso deste porte, somente foi possível devido à boa formação obtida no curso de ciência da computação do Unifor/MG, onde assisti aulas de professores capacitados, fiz uso de laboratórios especializados e iniciei no mundo acadêmico realizando pesquisas. Cursar o mestrado tem sido uma oportunidade grandiosa de aprofundar em conhecimento, ser preparado para lecionar e, sobretudo, contribuir para a pesquisa científica brasileira?.
O ex-aluno também já participou de um congresso internacional na Argentina, no final de 2010, XXXI Iberian-Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering – CILAMCE 2010. Nesse congresso, Breno publicou o artigo intitulado ?Aplicação de computação natural baseada em colônia de formigas para o balanceamento de carga em servidores Web?. O trabalho é resultado do Projeto de Conclusão de Curso em 2009, sob a orientação do profesor Michel Pires da Silva. ?Esse trabalho foi encaminhado como projeto para uma das etapas do processo seletivo de ingresso no curso de mestrado e foi aprovado com louvor?, comentou o professor Alexandre Magno de Sousa. ?Para nós, professores de ciência da computação, é muito gratificante saber que o curso continua desenvolvendo pesquisas e gerando novos pesquisadores para que o contínuo desenvolvimento tecnológico?, finalizou.

COMPATILHAR: