Mateus Faria Leal, egresso do curso de engenharia de produção e ex-aluno de engenharia civil do Centro Universitário de Formiga, é diretor de imprensa do Senge-MG (Sindicato de Engenheiros de Minas Gerais), na gestão 2013/2016.
Para renovar o quadro de diretores e associados, com a participação de profissionais mais jovens, foi criado o Senge Jovem, a fim de que os futuros engenheiros possam debater os rumos da engenharia, compartilhar conhecimentos e ideias, conhecer seus direitos e ter acesso a uma boa qualificação técnica.
O Senge Jovem foi a porta de entrada para os jovens que se tornaram diretores na nova gestão do sindicato, como é o caso do egresso Mateus Faria Leal. ?Eu acho essa renovação muito positiva para o sindicato, uma vez que alia todo o entusiasmo da juventude com a experiência dos diretores mais velhos. É uma troca muito positiva que só tem a engrandecer o trabalho dentro do Senge?, declarou o egresso.
O diretor de imprensa do Senge ainda completou: ?É importantíssimo esse contato do sindicato com o aluno ainda na graduação, já que vai conscientizando-o do que a entidade faz, como pode ajudá-lo durante a sua carreira profissional e passar uma imagem mais positiva do que o aluno, até então, vem recebendo da mídia e de outros sindicatos, sem conhecer a fundo?.
?Entrei no Unifor-MG em 2006, no curso de engenharia de produção, no qual me formei em 2010. Gostei muito do curso e dos professores. Em 2013, voltei à instituição, dessa vez no curso de engenharia civil que, atualmente, se encontra trancado devido à dificuldade em conciliar o trabalho, os estudos e a diretoria no Senge-MG. Conheci o sindicato em 2010, no Unifor-MG, graças a uma amiga, Layla Moura?, contou o egresso.
Segundo Mateus Faria Leal, a partir de então, começou a amadurecer a ideia do Senge Jovem, que foi oficialmente criado em 2011, formado por alunos de graduação de várias instituições de Minas Gerais. ?Em 2011 e 2012, o Senge Jovem cresceu muito e, hoje, vários alunos do Unifor-MG, assim como de muitas outras instituições de ensino em Minas, são sócios-aspirantes do sindicato, o que lhes oferece todas as vantagens que um sócio-pleno tem, exceto o direito a voto e a se eleger como diretor, para tal é necessário se formar e manter registro no CREA-MG (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais)?.
O Senge Jovem
Formado por um grupo de jovens estudantes de Engenharia que se propõem a debater as novas tendências da profissão e divulgar os direitos e os deveres dos futuros profissionais, o Senge Jovem busca compartilhar informações importantes e despertar a consciência política nos futuros engenheiros, uma vez que, quando se formarem, se tornarão protagonistas do desenvolvimento sustentável.
Uma das funções do Senge Jovem é auxiliar na qualificação profissional dos futuros engenheiros. Para participar do grupo, basta que os estudantes de Engenharia, de qualquer período, tornem-se sócios-aspirantes do Sindicato de Engenheiros de Minas Gerais e se inscrevam no Senge Jovem.
Mais informações pelo site www.sengemg.com.br, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 3271-7355.

COMPATILHAR: