A eliminação do Brasil da Copa do Mundo da África do Sul resultou em um estoque encalhado de produtos verde e amarelo da ordem de R$ 85 milhões em todo o país, entre camisetas, vuvuzelas, cornetas e outros itens temáticos. A estimativa foi feita neste domingo (4) pelo professor de marketing de varejo da Fundação Getulio Vargas e diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Daniel Plá. Somente no estado do Rio, segundo ele, R$ 8,5 milhões em estoque devem ficar encalhados.
?Os lojistas, de fato, estavam esperando vender ainda muitos produtos verde e amarelo. Agora, fica muito difícil vender, mesmo com até 50% de desconto?, disse Daniel. Ele acha que ?até a indústria de televisores vai ser afetada?. Algumas lojas já estão dando desconto de 10% a 15% nos aparelhos, porque esperavam que as vendas continuassem aquecidas até a próxima semana, quando ocorrerá o encerramento da Copa. ?Todo mundo esperava que o Brasil fosse até a final?.
O saldo, porém, é positivo, destacou Daniel. Ele disse que o comércio tradicional sai ganhando, uma vez que os produtos verde e amarelo representam uma fração reduzida do faturamento do setor: menos de 5% do total. ?É quase como uma inversão do que se previa?. A perda de R$ 1 bilhão projetada para o comércio do Rio de Janeiro, caso o Brasil fosse até a final da Copa, ficou estancada, assinalou Daniel. No caso do Brasil como um todo, a perda estimada era de R$ 10 bilhões.

COMPATILHAR: