Em 2010, 80,8% das empresas com pelo menos uma pessoa ocupada utilizaram computador, o equivalente a 2,2 milhões, segundo a Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Do total de empresas com ao menos um ocupado 76,9% fizeram uso da internet no ano, enquanto 83,3% declararam utilizar telefone celular para o trabalho.
O uso de computador e internet aumentava de acordo com o porte das empresas, apontou o estudo. Quase 78,0% das microempresas, com um a nove trabalhadores, usaram computador, enquanto esse porcentual nas empresas com 10 a 19 pessoas ocupadas saltava para 94,1%. Em relação ao uso da internet, houve adesão de 73,7% das microempresas, enquanto nas companhias com 10 a 19 pessoas ocupadas essa proporção subiu para 91,5%.
No universo de microempresas, as menores taxas de uso de computador e de internet foram verificados no segmento industrial (73,4% e 71,1%, respectivamente). As microempresas com atividades de informação e comunicação tiveram taxas mais elevadas: 85,4% usaram computador e 84,8% usaram internet.
Nas empresas com 10 ou mais pessoas ocupadas, as companhias de alojamento e alimentação tiveram os menores níveis de uso de computador e de internet (87,9% e 82,2%, respectivamente). A maior adesão foi observada nas empresas com atividades profissionais, científicas e técnicas (99,3% tanto para o uso de computador quanto de internet). Entre as empresas que não usaram computador nem internet, as justificativas foram terceirização dessas atividades ou falta de necessidade.

COMPATILHAR: