Lorene Pedrosa

Mais um golpe contra aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi detectado em Formiga e já está sob investigação da Polícia Civil da cidade, por meio da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio, coordenada pelo delegado Ricardo Augusto de Bessas.

Segundo os relatos de duas das vítimas dos golpistas, registrados em ocorrências policiais, quatro indivíduos foram até a casa dos segurados em Formiga informando que precisavam corrigir dados cadastrais, uma vez que as aposentadorias apresentaram problemas e poderiam ser suspensas. Munidos de crachá de identificação do INSS, coletaram informações como número do benefício e senha do cartão, pedindo ainda, que um documento (tipo procuração) fosse assinado e que as vítimas aguardassem a chegada de um novo cartão para a realização de saques.

Segundo apurado, de posse dessas informações, os golpistas conseguem fazer saques nas contas e realizar empréstimos consignados em nome dos aposentados.

No caso de uma aposentada, que reside no bairro Nossa Senhora de Lourdes, no mesmo dia da visita foram sacados R$340 da conta que ela possui no banco Mercantil, para receber o benefício. Ao se surpreender com o saldo em conta, ela acionou a gerência da agência que achou por bem chamar a polícia para registrar o caso. A vítima informou à polícia que durante a visita, não desconfiou que se tratava de um golpe uma vez que os estelionatários, todos homens, eram “bem aparentados” e apresentaram identificação.

No segundo caso, um detalhe a mais foi informado pela vítima, moradora do bairro Novo Horizonte: o carro utilizado pelos criminosos é um Chevrolet Vectra de cor prata com placa de Contagem-MG. Já o método e informações coletadas foram os mesmos. Porém a vítima, orientada por familiares e amigos, esteve na agência local do INSS, onde confirmou ter sido vítima de um golpe.

Apesar de não haver registros de novos casos, há possibilidade de que outros aposentados tenham sido vítimas do mesmo golpe na cidade.

O delegado de Crimes Contra o Patrimônio, Ricardo Augusto de Bessas (Foto: arquivo UN)

Alerta

O delegado à frente do caso, procurado pelo jornal, afirmou que um procedimento investigatório já está em andamento para elucidar o caso e que as vítimas já foram intimadas a depor, uma vez que as informações repassadas no momento da lavratura dos boletins de ocorrência são vagas e dificultariam a identificação dos criminosos, principalmente pelo fato de os mesmos estarem em um veículo com placa de outra cidade.

“Nesses casos, o mais importante é estar alerta. A atualização cadastral ou correção dos benefícios ou qualquer outro tipo de informação para aposentados e pensionistas apenas são repassadas aos segurados na agência do INSS. Caso outras pessoas recebam a visita dos estelionatários devem acionar, imediatamente, a PM por meio do 190”,  afirmou o delegado.

Ricardo de Bessas também informa que todo contato envolvendo interesses do cidadão ou de órgãos públicos, deve ser feito, presencialmente, no próprio órgão ou repartição pública. Jamais por intermédio de pessoas que se apresentem solicitando informações ou documentos em nome dos órgãos ou repartições. Relatou, inclusive, casos recentes em que falsos fiscais agiram na cidade em nome da Receita Federal e de outros órgãos fiscalizadores e se valendo da boa fé ou não observância disto, alguns empresários acabaram lesados pelos “falsos fiscais”.

COMPATILHAR: