Da redação

Assim como em diversas cidades do país, a manhã desta quarta-feira (15) foi marcada em Formiga pela realização de manifestação contra a Reforma da Previdência.

Às 8h, professores, pais e alunos de todas as escolas da rede estadual saíram para as ruas munidos de faixas, cartazes e apitos. A concentração dos manifestantes ocorreu na praça Ferreira Pires, eles fizeram uma parada em frente ao prédio da Prefeitura e seguiram para a praça Getúlio Vargas.

Às 10h30, o ato ganhou mais força com a participação de servidores, alunos e educadores da rede municipal. Gritos de ordem como “1, 2, 3, 4, 5 mil ou para a reforma ou paramos o Brasil”, foram entoados pelos participantes.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga (Sintramfor) Natanael Alves, falou sobre a importância do protesto e explicou que os serviços públicos municipais foram paralisados das 10h30 às 12h30 e parabenizou os servidores tanto do estado quanto do município. “Na próxima terça-feira (21) haverá uma assembleia com os servidores do município para decidir se vão aderir à greve de 12 dias juntamente com os servidores do estado. O que a maioria decidir será acatado”, explicou.

Para a aluna do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Abílio machado (Polivalente), Rafaela Martins,“movimento dessa natureza é muito importante, pois nós que somos jovens dependemos de certa forma dessa manifestação. Se não nos mobilizarmos agora, futuramente ninguém terá direito a uma aposentadoria justa. Se deixarmos como está, esses corruptos irão acabar com o nosso país”, opinou.

De acordo com o professor da Escola Estadual Jalcira Santos Valadão, Fabiano Silva, é importante essa manifestação em Formiga e nas outras cidades do Brasil, pois a reforma tem como principal objetivo acabar com o plano de aposentadoria dos trabalhadores. “As pessoas terão que trabalhar mais e aproveitar pouco a aposentadoria. Eles querem tirar direitos dos trabalhadores e, no final, isso não vai fazer muita diferença”.

(Fotos: Gleiton Arantes)

COMPATILHAR: