O emplacamento de automóveis e comerciais leves segue em março no mesmo ritmo de fevereiro. Até o dia 20, tinham sido vendidos no país 168.296 unidades. A cada dia útil foram comercializados 12.021 veículos, exatamente a mesma média do mês anterior. A Fiat segue na liderança do mercado, com 24% de participação no mês e 22,5% no ano. Em relação a março de 2011, há queda de 6,5%.
A montadora italiana tem também o modelo mais vendido no mês, o Uno, que está com 10,4% do mercado, seguido pelo Gol, que tem 9,2%. No mês passado, a posição era inversa, com o Gol na liderança. Em comerciais leves, a Strada, da Fiat, tem 18,4% das vendas, mais do que o dobro do segundo colocado, o Saveiro, da Volkswagen, que tem 9%.
No ano, foram vendidos até agora, 656.833 unidades de automóveis e comerciais leves. A Fiat tem 22,5% do mercado e a Volkswagen, 20,7%.
Caminhões
A queda na produção de caminhões ameaça voltar a impactar forte a produção da indústria nacional pelos próximos meses. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apontam recuo de 28,8% no número de caminhões produzidos em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Diante da demanda menos aquecida, Mercedes-Benz, Scania e Ford estariam planejando férias coletivas para abril, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

COMPATILHAR: