Tudo pronto para a grande estreia do Brasil da Copa do Mundo de 2010 da África do Sul. Em Formiga, muitas empresas, bancos, repartições públicas terão os horários alterados em decorrência do jogo do Brasil nesta terça-feira (15).
O atendimento nos bancos, que normalmente é das 11h às 16h, nesta terça-feira será das 9h às 14h. Assim também será procedido nos demais dias em que os jogos do Brasil forem às 15h30.
Escolas
As escolas em Formiga funcionarão normalmente. Os alunos e funcionários assistirão aos jogos da Copa no estabelecimento de ensino. No jogo marcado para o dia 25, o turno da manhã terá aulas até às 10h e as aulas do turno da tarde terão início às 14h.
Correios e Cemig
O atendimento nas agências dos Correios será das 8h30 às 15h nesta terça-feira (15). No dia 25, segundo dia de jogo do Brasil, que será às 11h, as agências fecham das 10h30 às 13h.
As agências e postos de atendimento da Cemig funcionarão das 8h30 às 13h nesta terça. No dia 25 de junho, não haverá expediente, porém as solicitações de serviços e reclamações poderão ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas, e a ligação é gratuita. A Agência Virtual, disponível no site da Cemig (www.cemig.com.br), também oferece diversos serviços com conforto e segurança.
Comércio
De acordo com a assessoria de comunicação da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Formiga (Acif), não há uma lei que ordene os critérios de horários. A entidade apresentou sugestão de horário aos comerciantes: quando os jogos forem às 15h30, a liberação pode ser feita às 14h, sem retorno, e, quando os jogos forem às 11h, a liberação seria às 10h30, com retorno às 14h. Essas horas podem ser compensadas caso o empresário deseje. Mas isso é apenas uma sugestão da Acif, o empresário pode definir como quiser o horário e a forma de compensação das horas não trabalhadas.
Em uma loja em Formiga, os funcionários começarão a trabalhar mais cedo. O horário que normalmente tem início às 8h30 será às 7h, os funcionários não farão horário de almoço e serão liberados para ver o jogo às 15h. Em outra empresa, o expediente terminará às 15h, porém, os funcionários não precisarão pagar as horas não trabalhadas. Essas serão as realidades da maioria das empresas formiguenses.
Os funcionários de uma fábrica de costura em Formiga já pagaram as horas e serão liberados às 15h. Outras fábricas de costura também já pagaram os horários para que os funcionários possam assistir ao jogo.
Câmara e Prefeitura terão ponto facultativo
O prefeito Aluísio Veloso/PT emitiu o Decreto 4.580, de 25 de maio de 2010, e declarou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nas datas de jogos da seleção brasileira durante a Copa do Mundo da África do Sul, a partir das 13h. Nas datas em que os jogos forem disputados às 11h, o ponto facultativo será a partir das 10h. Os agentes públicos que fazem a totalidade ou maior parte da jornada de trabalho no turno da tarde deverão cumprir a sua jornada integralmente ou proporcionalmente, respectivamente, no turno da manhã.
Para compensar as horas não trabalhadas, ficou definido que os agentes públicos trabalhariam meia hora a mais no horário de almoço no período de 7 a 11 de junho. Aqueles servidores que iniciam as atividades às 12h deveriam antecipar em meia hora a jornada de trabalho no período em que houver a compensação. Entretanto, as atividades contínuas de atendimento à saúde, distribuição e manutenção de redes de água, esgoto, limpeza urbana não poderão sofrer interrupção.
O presidente da Câmara, Edmar Ferreira/PT também baixou, no dia 2 de junho, uma portaria, de número 36/2010, decretando ponto facultativo no Legislativo municipal a partir das 10 horas nos dias em que os jogos forem às 11h, devendo os servidores cumprir a jornada de trabalho de 8h às 10h, e a partir das 13h quando os jogos foram às 15h30, nesse caso a jornada será de 8h às 13h ininterruptamente.
Os estagiários ou servidores da Câmara que cumprem jornada reduzida deverão, nos dias de jogos, cumprir os horários previstos, respeitando as respectivas cargas horárias diárias. Para compensar, os servidores trabalharão meia hora a mais no horário de almoço no período do dia 11 a 18 de junho, com exceção do dia 15, visto que haverá jogo da seleção brasileira nesta data.

COMPATILHAR: