O último módulo do “Curso de Capacitação Específica para Gestor Escolar Municipal”, foi realizado na Secretaria de Educação nessa quinta-feira (5). O tema abordado foi “contas públicas”.
O curso é a primeira etapa do Processo de Indicação de Diretor e Vice-Diretor de Escola Municipal de Ensino Fundamental e Diretor de Centro de Educação Infantil pela Comunidade Escolar, instituído pela Portaria 03/2017, da Secretaria Municipal de Educação.
O processo ainda contará com três etapas: “Exame de Certificação de Gestão Escolar Municipal”; “Entrega do Projeto de Gestão e apresentação à comunidade”; e “Indicação através de processo de votação pela comunidade escolar”.
O curso de capacitação teve início no dia 31 de agosto e contou com quatro módulos. O primeiro foi ministrado pela coach Cristina Braga, que abordou o tema “Gestão de Pessoas”. No segundo, com o tema “Gestão Administrativa”, os futuros gestores escolares tiveram três palestras: Planejamento Estratégico, com o prefeito Eugênio Vilela; Legislação, com o advogado Paulo Eustáquio Ribeiro e Quadro de pessoal na Educação, com a diretora de recursos humanos, Kelle Nara Duarte.
O terceiro módulo foi ministrado pela assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Ivane Pacheco, que falou sobre “Gestão Pedagógica”. E, finalizando o curso, a “Gestão Financeira” foi abordada por Luciana Alves, administradora e ex-diretora de compras da Prefeitura, além da pedagoga responsável pelos programas utilizados no município na área da Educação, Margareth Georgina Gomes, acompanhada pelos servidores Luís Henrique Silva Soares e Kátia Saionara Araújo.
A segunda etapa do processo está marcada para o dia 21 deste mês quando os 43 inscritos no processo passarão pelo Exame de Certificação de Gestão Escolar Municipal. Dando prosseguimento ao processo, os aprovados apresentarão à comunidade escolar seus Projetos de Gestão para a unidade educacional para o qual irão se candidatar.
Na última etapa, no dia 2 de dezembro, obedecendo ao princípio da Gestão Democrática, previsto na Meta 19 do Plano Decenal Municipal, acontecerá a Indicação dos gestores por meio de processo de votação pela comunidade escolar.
Para a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Tatiana Camargo França Damasceno, “a formação foi uma oportunidade dos candidatos à gestão escolar municipal entenderem melhor os processos e objetivos que permeiam a gestão democrática”.
Fonte: Secom/Formiga||