Teve início no domingo (25)uma campanha para divulgar os sintomas de uma doença que pode causar infertilidade na mulher. A endometriose já atinge 15% das mulheres brasileiras com idade entre 15 e 45 anos.
Os principais sintomas da endometriose são:
– Cólicas fortes, que pioram a cada mês
– Aumento do fluxo menstrual
– Dores abdominais
– Dor durante a relação sexual
Durante a ovulação, o endométrio ? um tecido que fica na parede do útero ? cresce; é uma preparação para a gravidez. Se a mulher não engravida, este tecido se desmancha, e ocorre a menstruação. Só que em algumas mulheres, parte do sangue atravessa as trompas e se acumula no organismo, formando nódulos no ovário, no intestino e na bexiga.
Em média, uma paciente demora entre sete e dez anos para descobrir que tem a doença. Segundo os médicos, é necessário prestar atenção às queixas de cólica; por isso, o mais importante no diagnóstico é uma boa conversa com o ginecologista.
Além da cirurgia, feita com um pequeno corte na pele e a ajuda de uma microcâmera (que é o método mais indicado para o tratamento da endometriose, o tratamento é feito com hormônios para suspender a menstruação. O objetivo do tratamento da endometriose é recuperar a qualidade de vida ? conjugal, no trabalho e no lazer ? e recuperar a capacidade reprodutiva.

COMPATILHAR: