Até as 20 horas desta quinta-feira (14), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 5.004.642 inscrições, segundo o Ministério da Educação. O prazo termina às 23h59 desta sexta-feira (15). A expectativa do governo é de que o número de inscrições ultrapasse a casa dos 6.000.
O maior número de inscritos está em São Paulo (817.171), seguido por Minas Gerais (547.836), Rio de Janeiro (375.405), Bahia (353.990) e Ceará (304.757).
Feita apenas pela internet, a inscrição será confirmada após o pagamento da taxa de R$ 35, até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples. Aluno de escola pública que esteja concluindo o ensino médio e se declarar integrante de família de baixa renda está liberado do pagamento. O pedido de isenção deve ser feito no momento da inscrição, também pela internet.
As provas serão aplicadas em 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da Federação, a partir das 13 horas (de Brasília). No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação.
A divulgação do gabarito oficial, como estabelece o edital do exame, está prevista para 7 de novembro. O resultado final estará disponível para os estudantes a partir de 28 de dezembro.
Na página do Enem na internet o candidato pode fazer a inscrição e seguir, passo a passo, todo o procedimento do exame, além de conferir o calendário.

COMPATILHAR: