Há três meses da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 – que será o maior já ocorrido, com 4,6 milhões de inscritos, o contrato com as empresas que organizarão a prova ainda não foi assinado. Sem o acordo formal, Cespe/UnB e Fundação Cesgranrio – que aplicarão o exame – não podem iniciar nenhuma atividade, como a contratação de fiscais e examinadores. A gráfica também permanece em processo de licitação.
Exatamente 4.611.441 candidatos são esperados para fazer as provas nos dias 6 e 7 de novembro. Mesmo sem contrato, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim Soares Neto, garante: tudo está de acordo com o cronograma. Soares Neto estima que o contrato seja assinado até o próximo dia 20. Em 2009, o curto tempo de planejamento e execução do Enem foi apontado como um dos percalços que desembocaram no vazamento da prova. Tanto é que a Cesgranrio, que sempre organizou o Enem, desistiu de participar da licitação por considerar que não haveria mais tempo hábil.
Adesão
Das 59 universidades federais do país, 35 usarão o Enem como a única forma de seleção de novos alunos. Dependendo da instituição, o exame valerá para o ingresso em todos os cursos ou em parte das vagas. Dentre as federais que vão utilizar o exame como fase única em todas as vagas estão a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) utilizará o Enem como fase única para a seleção em parte dos cursos oferecidos, assim como a Universidade Federal Fluminense (UFF). Quatro universidades federais – do Triângulo Mineiro, de Campina Grande (PB), de Santa Maria (RS) e a Rural da Amazônia (Ufra) – vão utilizar o resultado do Enem como parte da nota do vestibular. Em seis outras instituições, o exame substituirá a primeira fase do processo seletivo. Em três universidades, o Enem será utilizado para preencher vagas remanescentes.
Maioria tem de 21 a 30 anos
A faixa etária dos inscritos no Enem 2010 é variada. Cerca de 70 mil têm menos de 16 anos e mais de 1 milhão têm entre 16 e 17 anos. Pouco mais de 0,5 milhão tem 18 anos, 394 mil têm 19 anos e 304 mil têm 20 anos. Os candidatos entre 21 e 30 anos somam 1,5 milhão e os maiores de 30 são 691 mil. Cerca de 2, 7 milhões de candidatos já concluíram o ensino médio. Outros 1,3 milhão cursam o último ano da etapa – desses, 1,1 milhão são de escola pública.

COMPATILHAR: