Nesta terça-feira (8), a partir das 18h30, será realizada uma palestra intitulada ?A engenharia desde os tempos dos Faraós até a construção de Brasília?, no Salão Nobre do Unifor ?Eunézimo Lima?. O palestrante da noite será o engenheiro formiguense Geraldo Dirceu de Oliveira, que é primo do ex-presidente do Brasil, Jucelino Kubitschek de Oliveira.
Segundo a coordenadora do curso de engenharia civil, professora-mestra Christiane Pereira Rocha, organizadora do evento, o engenheiro Geraldo Dirceu de Oliveira publicou recentemente o livro ?História da evolução da engenharia?, que o levou a visitar diversos locais do mundo, nos quais foram realizadas obras notáveis de engenharia. Em seu trabalho, concentra o calendário histórico das realizações do homem na arte das construções.
?A abordagem feita pelo autor não se limita apenas ao registro histórico das obras de engenharia, como o desenvolvimento do oficio de se construírem edifícios, palácios, igrejas, estradas, monumentos e tudo o mais que a engenharia abarca. Ao descrever sobre a engenharia egípcia do tempo dos faraós, fornece as medidas dos sarcófagos, enfoca os canais de ventilação das grandes pirâmides e outros dados. Fala sobre a evolução da roda, a arquitetura dos gregos e a fantástica engenharia dos romanos. E por aí vai, abordando todas as manifestações da engenharia no decorrer dos séculos até a construção de Brasília?, comenta Christiane.
O engenheiro Geraldo Dirceu de Oliveira estudou no Grupo Escolar Rodolfo Almeida e no Ginásio Antônio Vieira em Formiga. Anos depois, graduou-se em engenharia civil na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
?Durante a minha trajetória como engenheiro, profissão que exerço até hoje, aos 81 anos, tive a oportunidade de viajar. Nessas andanças por diversos países. A publicação do livro é a realização de um sonho?, conta Geraldo Dirceu. O engenheiro reuniu artigos publicados por ele no jornal ?A Ponte?, da Associação dos ex-alunos da escola de Engenharia da UFMG, da qual é vice-presidente. Esses textos lhe deram suporte para escrever ?História da evolução da engenharia?. Nesse livro, ele dá sua versão de como tudo começou: da construção das grandes pirâmides egípcias ao legado dos sumerianos, passando pelas civilizações grega e romana, até chegar à Idade Média e à contemporaneidade. O escritor é integrante do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

COMPATILHAR: