Na manhã desta terça-feira (8), um grupo de pescadores exaltados se aglomerou em frente ao Sine em Formiga e chamou a atenção de populares que passavam pelo local.
Trabalhadores formiguenses, de Lagoa da Prata, Luz, Moema e de Iguatama foram todos de uma só vez para dar entrada no seguro-desemprego. A ?correria? se deve ao período da Piracema que começou e, com a proibição da pesca para o comércio, os profissionais têm o direito de receber um salário mínimo durante quatro meses, podendo voltar à atividade pesqueira a partir do dia 1º de março de 2012.
Alguns receberam senhas para serem atendidos e outros não. Com a enorme quantidade de trabalhadores que se formou em frente ao Sine, uma funcionária do órgão informou que atenderiam apenas as 24 primeiras senhas e que, posteriormente, seria feito um agendamento com os trabalhadores de cada cidade, para retornarem a Formiga. Por causa do tumulto, uma boa parte de pescadores teve que voltar para casa, sem conseguir fazer o cadastro. A senha de um pescador era a de número 53.
O coordenador do Sine, Elton da Costa explicou que todos os funcionários do órgão foram pegos de surpresa. ?Faltou informação. Não esperávamos essa quantidade de pessoas aqui hoje não. O atendimento desse seguro-desemprego já estava sendo feito desde o mês passado. O prazo é até fevereiro do ano que vem. Esse pessoal foi informado que hoje estaria um representante do Ministério do Trabalho aqui, por isso a causa desse movimento todo. Vamos ter que agendar com cada cidade, pois estamos com apenas dois funcionários para atender os pescadores?.
Após dar entrada no seguro-desemprego, o trabalhador receberá a primeira parcela aproximadamente após 30 dias. Alguns pescadores reclamaram que o pagamento deveria ser um valor maior, já que ganham mais de um salário com o trabalho na pesca.
Ainda de acordo com Elton da Costa, o pescador deve comparecer ao Sine com toda a documentação necessária: carteira de pesca profissional, cartão PIS/PASEP, NIT (INSS e CEI (Receita Federal) feito uma única vez, Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, GPS (caso tenha pago para renovar a carteira em 2011) e comprovante de endereço atualizado.
Durante a Piracema, a pesca só pode ser feita com anzol, vara, caniço ou molinete, para subsistência. Em Minas Gerais, o pescador profissional ou amador só pode pegar, no máximo, três quilos de peixe mais um exemplar. Quem desrespeitar o período da piracema será preso e penalizado com multas de até R$ 1 mil.

Comentários
COMPATILHAR: