A cidade de Campo Belo, que fica há 64km de distância de Formiga, já tem mais de 2 mil notificações e já passam de 500 os casos confirmados de dengue neste ano.
Além do problema na cidade, existe a suspeita de que a dengue tenha se propagado para as cidades vizinhas.
Cerca de 70 agentes trabalham no combate à dengue no município e a maioria dos focos de larvas do mosquito tem sido encontrados dentro das casas.
Em Santana do Jacaré (MG), já foram registradas 10 notificações e dois casos confirmados. Em Candeias (MG), foram 41 notificações e seis confirmações. Já em Perdões (MG), esses números sobem para 63 notificações e 36 casos confirmados.
Cana Verde (MG), que fica há cerca de 20 km de Campo Belo, é a cidade que mais registrou aumento nos casos de dengue. São 82 notificações e 35 confirmações da doença, enquanto que no ano passado não houve registros da doença. Segundo a coordenadora de vigilância epidemiológica, muitas pessoas que vivem em Cana Verde podem ter sido picadas pelo mosquito em Campo Belo, já que muitos trabalham ou vão até a cidade para fazer compras.
Em Formiga
Nesta semana, o Departamento de Endemias, da Secretaria de Saúde de Formiga, divulgou que uma grande área da cidade está com altíssimo índice de infestação. A área abrange 17 bairros do município: Industrial, Maringá, Souza e Silva, Mangabeiras, Planalto, Saudade, Del Rei, Nirmatele, Palmeiras, Pôr do Sol, São Lourenço, São Sebastião, Vila Imperial, Vila Maria Cristina, Nossa Senhora Aparecida, Sagrado Coração de Jesus, São Luís e Vila São Vicente.
Segundo o Departamento de Endemias, não é a primeira vez que esses bairros enfrentam problemas quando é realizada a pesquisa na cidade. Os resultados apontaram que o lixo e os reservatórios de água ao nível do solo foram os depósitos em que mais foram encontradas larvas do Aedes aegypti e que a maioria está dentro das residências. Como das outras vezes, a Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias, realizou ações para buscar amenizar a situação.
Epidemia de dengue assusta moradores de Campo Belo
Cidade registra mais de 2 mil notificações e já passam de 500 os casos confirmados. Epidemiologia investiga suspeita de propagação para cidades vizinhas.