Regional

Equipes do Samu e Corpo de Bombeiros participam de simulado da VLI em Divinópolis.

Na manhã deste sábado (21), foi realizada uma simulação de acidente promovido pela VLI, na passagem de nível do bairro Esplanada, um dos trechos mais movimentados de Divinópolis.
A simulação foi realizada como parte das ações de conscientização da Semana Nacional do Trânsito. Equipes do Samu e Corpo de Bombeiros participaram da ação que simulou um acidente entre um veículo dee passeio e uma locomotivo, que resultou em duas vítimas gravemente feridas.

De acordo com o gerente da VLI, Júlio Bicalho, mesmo com a diminuição de velocidade, geralmente os acidentes são graves devido ao peso do trem. “É preciso respeitar a sinalização, parar, abrir os vidros, escutar se não há buzina ou o som do trem. Isso garante a segurança da população.”, afirma.

“São esses tipos de simulados que capacitam as equipes para atuarem quando realmente acontecer a situação, pois ocorrências como essa são esporádicas e precisamos estar preparados”, conta o Subtenente do Corpo de Bombeiros, Gilson Lucas de Oliveira.

Fotos: Samu/Divulgação

Para a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Samu, Larissa Martins, essas simulações são muito importantes para a revisão de protocolos de atendimento e melhora na integração de trabalho realizado com o Corpo de Bombeiros e demais órgão que atuaram na ação como a Settrans e Policía Militar.

De acordo com a Settrans, o trecho da passagem de nível do bairro Esplanada foi escolhido devido ao grande número de pessoas que frequentam a feira no horário que foi realizada e simulação. Também foi uma forma de mostrar quais transtornos podem ser gerados na região central, devido o acontecimento de uma acidente na linha férrea.

Conforme o Samu, o objetivo de chamar a atenção da população foi atingido, pois muitas pessoas pararam para assistir a simulação e algumas estavam acreditando ser um acidente real. A equipe que maquiou as vítimas trabalhou muito bem, deixando-as muito bem caracterizadas.