O especial ?Formiga de Bairro a Bairro? desta semana, em sua 24ª edição, mostra o bairro Ércio Rocha, um dos mais novos da cidade. A equipe de redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias encontrou várias deficiências no bairro.
O Ércio Rocha ainda está em construção, mas, nas partes em que já terminaram as obras, podem ser notados vários problemas em relação à infraestrutura. O presidente da associação de moradores, Milton José do Carmo, conta que a população reclama muito da periculosidade da avenida Carlos Alves Pereira, via de acesso ao bairro, e também em relação ao atendimento no posto de saúde, que só atende à população duas vezes por semana. O local carece de atrativos, tem apenas as casas populares.
Saúde
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Ércio Rocha, Milton José do Carmo, conta que a questão do atendimento na saúde é a principal deficiência do bairro.
Como no local não tem Unidade Básica de Saúde (UBS), os moradores do Ércio Rocha têm que se deslocar até o posto do bairro Vargem Grande e, muitas das vezes, não são atendidos, pois é grande o número de pessoas que são atendidas na unidade.
Segundo Milton do Carmo, a maior dificuldade dos moradores é que o médico atende apenas dois dias por semana e, por dia, são distribuídas apenas doze fichas. Ele conta que gostaria muito que o posto de saúde atendesse mais vezes por semana, pois, sem o posto, os moradores têm que ir para o Pronto Atendimento Municipal (PAM), que é apenas para urgências e um local muito difícil de realizar consultas.
Segurança
No bairro Ércio Rocha, não há problemas com a falta de segurança, segundo o presidente da associação. Ele conta que todos os moradores do bairro são pessoas muito tranquilas, até hoje não houve furtos, não encontram usuários de drogas pelas ruas e não têm conhecimento de tráfico de entorpecentes no local. Milton do Carmo ainda conta que a polícia tem feito rondas diariamente no bairro o que também impede a ação dos criminosos na região.
Infraestrutura
Em relação à infraestrutura, o bairro Ércio Rocha é bem deficiente, pois é um bairro que foi criado recentemente e tem vários problemas.
O bairro tem apenas uma rua sem calçar, mas ela está gerando vários problemas, pois está com muitos buracos causados pela enxurrada, o que dificulta o ônibus da Viação Formiga (lotação) de adentrar pelas ruas do bairro Ércio Rocha e, quando chove, o coletivo não faz o trajeto completo, vai apenas até o Country Clube e volta.
Outro problema é em relação à sinalização de trânsito, pois o Ércio Rocha ainda não é sinalizado e a grande preocupação dos moradores é com a via de acesso ao bairro. Segundo os moradores, a avenida Carlos Alves Pereira é muito perigosa, os veículos andam em alta velocidade e não há qualquer placa de sinalização. Eles temem que, se não forem tomadas medidas de segurança no local urgentemente, poderá ocorrer acidentes graves naquela via. Os moradores gostariam que fosse feito um trevo de acesso ao bairro, colocados redutores de velocidade ou quebra-molas para impedir que os motoristas trafeguem pelo local em alta velocidade.
Também tem o problema da falta de passeios nas ruas, nos locais onde deveriam ter o passeio há apenas mato, obrigando os pedestres a andarem nas ruas.
Mais um problema do bairro é em relação aos lotes sujos, o bairro conta com vários lotes que precisam de limpeza e,com a chegada do período chuvoso, os moradores estão preocupados com a proliferação de animais peçonhentos e do mosquito da dengue.
Esportes
O Ércio Rocha ainda não tem uma quadra poliesportiva, mas já está sendo providenciada. Enquanto a quadra ainda não está pronta, os esportistas do bairro jogam nas ruas e lotes vagos. Muitos também pagam quadras particulares para poderem praticar atividades esportivas.
Associação de Moradores do Bairro Ércio Rocha
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Ércio Rocha, Milton José do Carmo, conta que a associação é bastante participativa no bairro, além de levar todas as reclamações aos órgãos responsáveis, exerce vários serviços sociais.
A associação ainda não tem sede própria, mas, segundo o presidente, este é um problema que logo será sanado, pois o Executivo já até destinou o lote para a obra.
Mensagem ao Legislativo e ao Executivo
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Ércio Rocha, Milton José do Carmo, deixa uma mensagem de agradecimento aos poderes Legislativo e Executivo, mas aproveita para pedir agilidade nas obras do bairro. ?A gente só tem a agradecer por tudo que o prefeito tem feito, por toda a iniciativa que ele tem dado e por toda a atenção. Por tudo que a gente pede a gente foi atendido, não faltou apoio, às vezes, a gente requer um pouco mais de agilidade, a gente que tem outras obras, outras prioridades, mas a questão do tráfego da lotação exige um pouco mais de agilidade, pois é um requerimento emergencial, no momento em que a lotação não poder passar, pode dificultar para o pessoal que trabalha, pois aqui tem 51 moradias, em media 151 pessoas ou mais, também a questão da lotação incomoda os alunos que precisam dela pra se locomover até a escola, por menor que seja, é questão de emergência. Também gostaria de agradecer a quadra, de toda infraestrutura do bairro que está sendo feita da nova construção, a gente agradece e só pede um pouco de agilidade e de atenção, para os moradores daqui, às vezes são poucas famílias, poucos moradores, mas estamos dentro do município de Formiga, mas por menor que seja o bairro, precisamos do apoio do governo municipal e todos nós somos cidadãos de Formiga? , conclui o presidente.

COMPATILHAR: