Um ato nacional organizado por trabalhadores da educação de todo o país contou com a mobilização do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) nesta segunda-feira (17). A categoria convoca a rede estadual e municipal para paralisar as atividades até esta quarta-feira (19).
Além disso, o primeiro dia de protesto teve cerca de 150 manifestantes fechando os dois sentidos da BR-381, em Betim, na altura do quilômetro 502, no bairro Citrolândia, durante a manhã. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a via já foi totalmente liberada no início da tarde.
De acordo com a coordenadora do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira, muitas cidades aderiram à paralisação nas escolas, como Betim, São Joaquim de Bicas e Contagem, além da capital mineira. As escolas que aderiram ao ato devem retornar as atividades na quarta-feira.
O ato foi convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), para a chamada greve nacional da educação. O protesto é uma forma de exigir o cumprimento da lei do Piso, carreira e jornada para todos os profissionais da educação, investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria, votação imediada do Plano Nacional de Educação (PNE), destinação de 10% do PIB para a educação pública e a contra-proposta dos governadores para o reajuste do Piso Salarial e contra o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Ao todo, são três dias de ações, a partir desta segunda. Nesta terça-feira (18), segundo o CNTE, serão protocoladas denúncias ao Ministério Público em todas as regiões do Estado, sobre os problemas do programa Reinventando o Ensino Médio, do governo estadual, sobre as negativas de matrículas e também sobre o fato de matrículas no período noturno só serem aceitas para jovens com carteira de trabalho assinada. Além disso, serão organizadas caravanas a Brasília com representantes do sindicato para participar da Greve Nacional da Educação.
Já na quarta-feira (19), as caravanas irão partir de várias regiões do Estado para Brasília enquanto alguns educadores mineiros participarão de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais com o objetivo de discutir a Campanha Salarial 2014 da categoria. A ideia é mobilizar toda a comunidade escolar, segundo o Sind-UTE.
Uberlândia, Montes Claros, Governador Valadares e ainda municípios da região metropolitana de Belo Horizonte também têm atividades programadas para estas segunda, terça e quarta, em aderência a greve nacional da educação.

COMPATILHAR: