Nesta segunda-feira (17), a partir das 18h, serão abertas as inscrições para quatro pós-graduações oferecidas gratuitamente por unidades acadêmicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na modalidade a distância. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 1590 vagas para os seguintes cursos: Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência (545 vagas em 18 polos); Mídias na Educação (325 vagas em 13 polos); Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Básico (570 vagas em 19 polos); e Ciências Biológicas (150 vagas em cinco polos).
As inscrições online podem ser feitas no site www.cead.ufjf.br até o dia 10 de abril, que também é a data final para a entrega da documentação exigida no edital diretamente no polo em que o candidato concorre a uma vaga (efetivação da inscrição). A seleção será feita por análise curricular. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 30 de abril, após possíveis recursos. A matrícula dos candidatos aprovados será efetuada diretamente no polo de apoio presencial entre os dias 5 e 15 de maio.
Novidade
A novidade entre os quatro cursos é a especialização em ciências biológicas, oferecida para Barroso, Cataguases, Lagoa Santa, Lavras e Timóteo, com 30 vagas para cada polo. Segundo o coordenador Marcelo Santos, o curso nasceu do desejo de a Universidade participar mais efetivamente na formação de professores, permitindo, assim, além da experiência adquirida ao longo dos anos nas escolas, uma formação continuada desses profissionais.
?Essa especialização pode proporcionar ao cursista novos temas e trazer novas abordagens e técnicas de ensino, que podem ser usadas em sala de aula a fim de proporcionar um ambiente mais propício à aprendizagem de uma biologia que preze menos à memorização e mais à discussão de temas importantes?, ressalta Marcelo.
O curso irá abordar temas como transgênicos, células-tronco, além das questões ambientais eminentes, bem como apresentar novas dinâmicas do ensino de biologia, focando, principalmente, saúde e bem-estar, abordando pontos como doenças infectoparasitárias e noções de alimentação. O objetivo é apresentar os avanços da biologia aos profissionais de ensino.
EAD da UFJF amplia número de polos
O presente edital marca a chegada das especializações da UFJF na modalidade a distância a polos dos estados de São Paulo, do Rio Grande do Sul, da Paraíba e de Mato Grosso. A oferta está sendo feita em 38 polos, mas nenhum deles oferece todos os quatro cursos.
Mato Grosso: Cuiabá
Minas Gerais: Araxá, Barroso, Cambuí, Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Coromandel, Ilicínea, Ipanema, Lagoa Santa, Lavras, Tiradentes, Timóteo, Ubá e Uberlândia.
Paraíba: João Pessoa
São Paulo: Santos, Serrana e São Paulo (Balneário São Francisco, Chácara Dona Olívia, Cidade Tiradentes, Interlagos, Jardim Cangaíba, Jardim Esmeralda, Jardim Guapira, Jardim Moreno, Jardim Paulistano, Jardim Santa Lucrécia, Jardim Mirangaia, Jardim São Carlos, Jardim São Roberto, Jaraguá, Pirajussara, São João Clímaco, Vila Aricanduva e Vila das Belezas).
Rio de Janeiro: Rio das Ostras
Rio Grande do Sul: Porto Alegre
Edital ? http://www.cead.ufjf.br/media/editais/2014/edital04_2014_3.pdf
Retificação ? http://www.cead.ufjf.br/media/editais/2014/retificacao_edital_004_2014.pdf
Links para inscrição online
Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência:
http://sistemas.cead.ufjf.br:8011/proceg/inscricao/editaiscorrentes.zul?edital=4012014
Mídias na Educação:
http://sistemas.cead.ufjf.br:8011/proceg/inscricao/editaiscorrentes.zul?edital=4022014
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Básico:
http://sistemas.cead.ufjf.br:8011/proceg/inscricao/editaiscorrentes.zul?edital=4032014
Ciências Biológicas:
http://sistemas.cead.ufjf.br:8011/proceg/inscricao/editaiscorrentes.zul?edital=4042014

COMPATILHAR: