Foi realizada nessa terça-feira (8), em quatro escolas estaduais do município de Formiga, uma assembleia geral para manifestação de interesse em adotar o modelo cívico-militar. A reunião ocorreu nas seguintes instituições: Escola Estadual Rodolfo Almeida, Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte, Escola Estadual Jalcira Santos Valadão e Escola Estadual Doutor Abílio Machado.
Nas votações sobre o interesse no Programa das Escolas Cívico-Militares, participaram três grupos: os profissionais da escola (como diretores, vice-diretores, professores e demais servidores), os estudantes devidamente matriculados com 14 anos ou mais, e os pais, mães ou responsáveis pelos alunos.
A redação do Últimas Notícias entrou em contato com as escolas que realizaram a assembleia para apurar os resultados da votação:
Escola Estadual Jalcira Santos Valadão
Entre os profissionais, 60 votaram a favor, 15 foram contra, 1 voto foi em branco e nenhum foi nulo, totalizando 76 votos. No grupo dos estudantes, 11 foram a favor, 5 contra e não houve votos em branco ou nulos, somando 16 votos. Já entre os pais e responsáveis, 83 votaram a favor, 6 contra, 2 votos em branco e nenhum nulo, totalizando 91 votos. No total, foram 154 votos favoráveis, resultando na aprovação da manifestação de interesse em adotar o modelo cívico-militar.
Escola Estadual Doutor Abílio Machado
Entre os profissionais, 30 votos foram a favor e 44 contrários, totalizando 74 votos. Entre os estudantes, 9 votaram a favor e 37 contra, com um total de 46 votos. No grupo de pais e responsáveis, 63 votaram a favor e 21 contra, com um total de 84 votos. Também houve participação da comunidade escolar em geral, com 6 votos favoráveis e 1 contrário, somando 7 votos.
Ao final da contagem, o resultado foi de 108 votos favoráveis para adotar o modelo cívico-militar e 103 contrários, além de nenhum voto em branco ou nulo.
Escola Estadual Rodolfo Almeida
Em contato com a instituição, foi informado que a proposta de adoção do modelo cívico-militar não foi aprovada pelos participantes da assembleia.
Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte
Na votação em cédulas com a opção de sim ou não para adesão ao modelo, foram computados ao todo 75 votos favoráveis e 94 votos contra. A comunidade escolar, decidiu não adotar manifestação de interesse ao modelo cívico-militar.
Após a formalização dos processos de manifestação de interesse, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizará uma análise criteriosa e técnica para avaliar a viabilidade de expansão do Programa das Escolas Cívico-Militares para novas unidades da rede estadual. Essa ampliação será implementada de forma gradual, estratégica e participativa, considerando a manifestação da comunidade escolar, as especificidades territoriais e os critérios previamente estabelecidos, com o objetivo de garantir a efetividade e a sustentabilidade da proposta.
Alex Silva/ Redação UN