Se você, ocasionalmente, sente uma dor súbita ou uma sensação de incômodo quando consome alimentos frios, quentes ou até mesmo doces, pode estar sofrendo com dentes sensíveis. Especialmente, se a dor não for constante – no caso de sensibilidade nos dentes, a dor costuma aparecer e desaparecer.
Para que o dentista possa fazer um diagnóstico mais preciso, é importante falar acerca dos seus sintomas. Só ele poderá determinar a causa e o tratamento apropriado. Se a dor for constante, pode ser um sinal de um problema mais sério.
A sensibilidade dentária é causada por desgaste da superfície do dente, chamada de dentina. Nos adultos, a causa mais comum é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival. Como a raiz não está coberta pelo esmalte, milhares de canalículos que vão do centro do dente e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície ficam expostos e acusam a dor. Uma escovação incorreta também pode levar ao problema.
A sensibilidade dos dentes geralmente pode ser tratada e curada. O dentista pode prescrever flúor em gel ou um enxagüante bucal com flúor, além do uso de cremes dentais de baixa abrasividade com formulações feitas especialmente para dentes sensíveis.

COMPATILHAR: