Ausência de passagem de volta causou deportação de italiano e espanhóis em Salvador
A ausência de passagem de volta para os seus países de origem provocou a deportação de um italiano e de cinco espanhóis que desembarcaram no aeroporto internacional de Salvador (BA), na noite de sábado (8), segundo a Polícia Federal.
Os passageiros haviam desembarcado por volta das 21h30 em um vôo da Air Europa saído de Madri (Espanha). Sem demonstrar a passagem de volta, eles tiveram de voltar para Madri na mesma aeronave da companhia, por volta das 23h30.
Segundo o agente especial do setor de imigração da Polícia Federal no aeroporto de Salvador, Francisco Miguel Gonçalves, além de não portarem passagens de retorno, três dos espanhóis e o italiano não portavam valores suficientes para permanecerem no território brasileiro.
Outros dois espanhóis, entretanto, vieram na primeira classe do vôo da Air Europa, comprovaram reserva em hotel cinco estrelas em Salvador e se ofereceram para comprar a passagem no terminal, o que não foi permitido pela PF. Eles [os passageiros] não cumpriam os requisitos, afirmou Gonçalves.

Rusgas

Brasil e Espanha vivem um mal-estar causado, originalmente, pela política de imigração espanhola. Todos os dias, mais de dez brasileiros são impedidos de entrar no país e são mantidos nos aeroportos, à espera da repatriação.
Na quarta-feira (5), dois jovens mestrandos brasileiros que participariam de um congresso de ciências sociais em Lisboa (Portugal) ficaram retidos no aeroporto de Madri (Espanha), onde o vôo –da Iberia– fazia uma escala. O caso teve repercussão devido ao tratamento que eles dizem ter recebido no aeroporto –teriam ficado horas impedidos de se alimentar ou telefonar.
Um dia depois, na noite de quinta (6), a PF do aeroporto de Salvador repatriou um grupo de espanhóis, em um ato interpretado como uma retaliação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu aval à decisão do secretário-geral do Itamaraty, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, de repatriar os espanhóis.
No entanto, para não entrar em confronto com a Espanha, Planalto, PF e Itamaraty afirmam que a repatriação dos espanhóis é conseqüência da decisão do governo de aumentar o rigor na fiscalização da entrada de estrangeiros no Brasil. Para as repatriações de sexta-feira, os motivos foram falta de comprovação de meios de subsistência no Brasil.

COMPATILHAR: