A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) reuniu representantes de quatro instituições de ensino superior, parceiras na execução do Programa Minas Olímpica Nova Geração, e coordenadores de 13 municípios de Minas Gerais, para análises da reestruturação do programa em 2011. Também foram qualificados novos coordenadores de 12 municípios mineiros.
Os representantes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), da Fundação Helena Antipoff (FHA), das Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte) e da Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp), receberam informações e apresentaram sugestões para o Plano de Reestruturação do Nova Geração, em encontro com a diretora de Desenvolvimento de Esporte de Formação da Seej, Gabriella Morena. Os coordenadores também participaram das discussões.
Já os 12 futuros coordenadores receberam treinamento por meio do curso de Qualificação Básica do Nova Geração. Parte do programa de Qualificação Continuada, a Qualificação Básica é destinada a novos coordenadores de núcleos e têm por objetivo instruir sobre o programa e funcionamento do núcleo, diretrizes, formulários e prazos. O curso de qualificação foi ministrado pelo responsável pela Qualificação Básica da Diretoria de Esporte de Formação da Seej, Afonso Sobrinho.

Nova Geração
O Nova Geração é um programa de inserção social de jovens por meio do esporte, visando torná-los socialmente menos vulneráveis, qualificando a formação integral e a participação em vivências esportivas, pedagógicas, lúdicas, de promoção da saúde, autocuidado e complementação nutricional.
O programa oferece, por meio dos núcleos, práticas esportivas, psicopedagógicas e culturais para estudantes com idade entre 10 e 15 anos, vindos prioritariamente de famílias de baixa renda e/ou em situação de risco social.
No ano de 2010 o programa Minas Olímpica nova Geração atendeu a 215 núcleos de 186 municípios, beneficiando 22.225 crianças e adolescentes.

COMPATILHAR: