Estudo norte-americano mostra que estresse pode impedir que as mulheres engravidem. No estudo, 401 mulheres que tinham parado de evitar a gravidez e estavam tentando ter um filho tiveram suas salivas examinadas durante 4 anos para verificar a presença de duas substâncias relacionadas ao estresse: a enzima alfa-amilase e o hormônio cortisol.
Não foi observada relação entre cortisol e fertilidade. Todavia, o risco de infertilidade mais que dobrava para as mulheres cujos níveis de alfa-amilase mais elevados ? o que representava um estresse de longa duração. Os cientistas controlaram as variáveis, idade, raça e renda, bem como outros fatores de saúde e socioeconômicos.
Courtney D. Lynch, principal autora do estudo e diretora de epidemiologia reprodutiva da Universidade do Estado de Ohio, afirmou que, quando uma mulher está tendo dificuldades para engravidar, o uso de técnicas de redução do estresse pode ajudar e não causa mal algum.
?Técnicas de ioga, meditação e concentração têm apresentado bons resultados em outras áreas de saúde e podem ser úteis também para a fertilidade?, declarou.
As mulheres que engravidaram durante o primeiro mês de estudo (antes de fornecer a segunda amostra de saliva) também foram incluídas na análise. Os cientistas definiram como infertilidade o insucesso em engravidar nos 12 meses de relação sexual desprotegida. Durante o estudo, publicado no periódico ?Monday in Human Reproduction?, 347 participantes engravidaram e 54 não tiveram sucesso.

COMPATILHAR: