Nesta quinta-feira (3), estudantes dos cursos de pedagogia, serviço social e biblioteconomia participarão de uma ?Oficina de Cinema?, no Salão Nobre ?Eunézimo Lima?, do Unifor-MG. Durante o evento, o diretor e roteirista Abelardo de Carvalho abordará sobre as gravações do longa-metragem ?Faroeste? e exibirá o trailer oficial do filme.

A ?Oficina de Cinema? será promovida pela coordenação do curso de Pedagogia para que alunos de Formiga, Pains e demais cidades da região possam conhecer um pouco mais sobre o filme que terá a pré-estreia no próximo sábado (5), no Parque de Exposições ?Alvino Alves Pinto?, em Pains, às 20h30.

O evento tem o intuito de fomentar a cultura no ambiente universitário, o que é uma das propostas da mantenedora Fuom (Fundação Educacional Comunitária Formiguense).

O longa ?Faroeste?

Gravado em Pains e região, em 2012, o filme foi inspirado no romance ?Bestiário?, de autoria do próprio diretor, que narra a saga do lendário Luís Garcia, um grande sedutor bandoleiro dos anos 40, um dos personagens mais controversos e instigantes da vasta cultura mineira.

Luís Garcia teve muitos inimigos, mas foi amado na mesma proporção do ódio que fomentou. Teve um fiel amigo sanfoneiro que, ao contrario de Luís, sobreviveu a emboscada armada por um grupo de desafetos. A partir de sua morte, o roteiro desenha, por meio de flashbacks e de causos um tanto duvidosos, o caminho traçado pelo protagonista e que acabou selando seu fim, um homem e um destino.
O primeiro longa de Abelardo de Carvalho foi todo filmado com luz natural, velas, fogueiras e lampiões. Filmado na região da Serra da Canastra, as locações e paisagens possibilitaram ao diretor recriar uma típica atmosfera western com muita cobiça ao ouro e mulheres, traições, vinganças e perseguições. Várias esferas da maldade humana são mostradas em ?Faroeste?, em especial os imperdoáveis da Igreja Católica, instituição a qual o protagonista, em seu particular entendimento sobre o mundo, faz duras críticas.
Pode parecer que Garcia era um homem que lutava contra a moral, mas, na realidade, metido numa crise mística, ele abominava a hipócrita demagogia que reina na maioria dos conceitos e dogmas da Igreja. Origem de toda maledicência, o confessionário, para ele, era um dos lugares mais abomináveis. Para ilustrar seu comportamento radical e dura personalidade, basta mencionar o rosário feito por ele com línguas e orelhas de fofoqueiros e dedos de delatores.
O título do longa metragem é uma metonímia, mas muito distante do Oeste dos ianques. O filme mostra que o Oeste mineiro está muito longe de ser Texas, mas também tem uma cidade sem lei e está cheia de referências brasileiras. Sem perder o ritmo cadenciado da experiência rural, o roteiro delineia a destinação de um universo em que a crueldade e a vilania pontuam a vida dos personagens com o rigor das grandes tragédias.
Encenação da memória e do desassossego humano, ?Faroeste? é o mergulho de um personagem em seus dramas, tormentos e traumas. Bang Bang brasileiro e com duelos entre a consciência de um homem contra sistemas corrompidos. É emoção do início ao fim.

COMPATILHAR: