?Vencer a corrupção é um dos principais desafios do país para desenvolver um sistema político que mereça a confiança de seus cidadãos e de fato colabore para fortalecer a democracia e tornar a sociedade mais justa e sustentável?, segundo o Instituto Ethos. Entre vários fatores, o controle do financiamento de campanhas políticas se destaca como um tema-chave no combate à corrupção, segundo o órgão, que lançou na quinta-feira passada (29), o site para candidatos ?ficha limpa? se cadastrarem voluntariamente, ajudando os eleitores a se orientarem na hora da escolha. O endereço eletrônico é www.fichalimpa.org.br.
Junto com a Transparência Internacional, o órgão lançou ainda um manual para orientar as empresas sobre doações para campanhas de partidos e candidatos nas eleições deste ano, no último dia 23. De acordo com o manual ?A Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral ? Edição 2010?, quem banca esse financiamento no Brasil são basicamente as empresas, responsáveis por mais da metade dos recursos empregados para esse fim.
A publicação traz também um amplo levantamento sobre as formas de financiamento de partidos políticos e candidatos no Brasil e no mundo. No Brasil, o financiamento público gira em torno de R$ 210 milhões por ano, uma quantia bastante modesta se comparada aos recursos arrecadados de fontes privadas a cada eleição. Nas eleições nacionais de 2006, as doações de pessoas físicas e jurídicas somaram R$ 1,8 bilhão, enquanto nas eleições municipais de 2008 esse total foi de R$ 2,8 bilhões. Somados, esses valores chegam a R$ 4,6 bilhões.
Nas eleições de 2006 e 2008, que formaram um ciclo eleitoral, houve 2,6 milhões de doações individuais para candidatos e comitês, de acordo com suas prestações de contas ao tribunal eleitoral. Entre os principais doadores estão 483 das 1.000 maiores empresas do país que, juntas, são responsáveis por R$ 445,7 milhões em doações, do um total de R$ 4,6 bilhões em 2006 e 2008. Para acessar o estudo completo basta entrar no site www.ethos.org.br.