O “1° Desafio Unifor-MG” reuniu, na quinta-feira (11), mais de quinhentos alunos do 3° ano do ensino médio no clube da instituição. Durante o evento, foi realizada uma gincana, ofertando serviços gratuitos e divulgando os cursos de graduação do Centro Universitário de Formiga.

Participaram alunos das seguintes unidades de ensino de Formiga: Colégio de Aplicação, Escola Estadual Doutor Abílio Machado, Escola Estadual Professor Tonico Leite, Escola Estadual Jalcira Santos Valadão, Escola Estadual Rodolfo Almeida, Colégio Anglo, Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte; além de estudantes da Escola Estadual Padre José Venâncio, de Pains, e da Escola Estadual Padre José Sangalli, de Córrego Fundo.

O reitor Marco Antonio de Sousa Leão cumprimentou todos e explicou que a programação faz parte do projeto “Unifor-MG nas Escolas”, que auxilia os jovens na escolha profissional. “Este é o início de mais uma jornada em prol de vocês alunos, que estão prestes a ingressarem no Ensino Superior”, afirmou.

Marco Leão agradeceu aos professores que acompanharam as turmas nas atividades e às unidades de ensino participantes. Desejou aos visitantes uma manhã alegre e feliz, e parabenizou os discentes pelo Dia do Estudante, comemorado na data do evento.

Para a competição, foram formados três grupos. A equipe branca contou com a Escola Estadual Padre José Venâncio, com a Escola Estadual Rodolfo Almeida e com o Colégio Anglo.

Já o time azul foi composto pelo Colégio de Aplicação, pela Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte e pela Escola Estadual Padre José Sangalli.

O grupo amarelo reuniu a Escola Estadual Doutor Abílio Machado, a Escola Estadual Professor Tonico Leite e a Escola Estadual Jalcira Santos Valadão.

Sistema de pontuação

O sistema de pontuação considerou o jogo de perguntas e respostas, a interatividade via redes sociais, atividades físicas e a utilização dos serviços oferecidos.

No jogo de perguntas e respostas, questões sobre conhecimentos gerais despertaram o interesse dos jovens e auxiliaram no preparo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Durante a competição, foi proposto aos representantes das equipes que desvendassem um enigma. A cada etapa, era apresentada uma informação sobre a resposta.

Já a interatividade contabilizou pontos para o time que conseguiu mais curtidas em uma selfie do Desafio, publicada no Facebook, e que mais cadastrou usuários na “TV Unifor-MG” no Youtube.

Foram pontuados os seguintes serviços ofertados: Glicemia; Análise de Pele ou Cabelo; Cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC); Tempo de Sangria (teste usado para medir a duração do sangramento); Tipagem sanguínea; Aferição de Pressão.

Outras ações que auxiliaram para a soma dos pontos das equipes foram as seguintes: consumo do copo de leite da Fazenda do Unifor-MG; Campeonato de Supino; aula de zumba com professores e alunos do curso de Educação Física; campeonato de videogame do curso de Ciência da Computação.

A equipe branca venceu com 934 pontos. Em segundo lugar ficou o time azul com 881 e em terceiro o grupo amarelo com 816. Cada turma de 3º ano das escolas da equipe vencedora ganhou um celular. Todas as unidades de ensino foram premiadas com uma bicicleta.

Estandes

Enquanto ocorria o jogo de perguntas e respostas, nos estandes, foram disponibilizadas informações sobre os cursos. Coordenadores e professores apresentaram equipamentos, experiências e diversos tipos de materiais aos visitantes. Animais da Fazenda do Unifor-MG também foram expostos no Clube.

O “1° Desafio Unifor-MG” mobilizou todos os setores da instituição. Coordenadores de Departamentos, funcionários administrativos e acadêmicos colaboraram para o desenvolvimento das ações.

Vestibular

A programação faz parte da Campanha do Vestibular 2017 do Centro Universitário de Formiga. As inscrições serão abertas na primeira semana de setembro no site www.uniformg.edu.br e no campus.

As provas serão realizadas no dia 27 de novembro e não será exigida leitura prévia de obra literária.

São oferecidos os seguintes cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Estética (Bacharelado), Fisioterapia, Marketing, Medicina Veterinária, Pedagogia (Docência), Serviço Social.

O edital do Vestibular será publicado em breve.

 

Fonte: Unifor-MG ||

Comentários
COMPATILHAR: