A decisão de não suspender os eventos foi tomada após as análises dos casos de síndrome gripal feitas no município, como informou o médico Pedro Paulo Ribeiro de Faria, representante do Comitê Municipal de Enfrentamento da Influenza A. Mas está mantida a recomendação para que os organizadores façam um Plano de Prevenção de Contágio da Gripe A, que deve ser avaliado e autorizado pela Secretaria Municipal de Saúde em até 72 horas antes do evento.
?Recomendamos que sejam feitas panfletagens, colocação de sabonete líquido, álcool em gel e papel toalha nos banheiros, além de cartazes educativos e avisos durante a programação? , ressalta a coordenadora do Setor de Epidemiologia, Juliana Castro. Ainda segundo a coordenadora, quem não seguir o plano poderá ter o evento suspenso. ?Os eventos serão severamente fiscalizados. Caso as medidas não sejam cumpridas, a defesa civil será convocada para suspender imediatamente o evento? .
O comitê informou ainda que os supostos casos de nova gripe continuam sendo monitorados em toda cidade, pela Secretaria Municipal de Saúde. Mas os membros do comitê alertam que a qualquer momento, se houver necessidade, eventos poderão ser cancelados.

COMPATILHAR: