Faleceu aos 92 anos, o ex-prefeito de Formiga, Lufrido Nascimento.

O corpo do ilustre empresário está sendo velado na sede do Lions Clube de Formiga.

O enterro ocorrerá às 19h, no Cemitério do Santíssimo, no bairro Sagrado Coração de Jesus.

 

Lufrido Nascimento

Filho de Ademar José do Nascimento e América Nascimento. Nasceu no dia 25 de janeiro de 1925, em Pains MG.

Residia em Formiga desde 1930, onde estudou até a 4ª série. Posteriormente deu continuidade aos estudos no Colégio Santo Antônio, em São João Del Rei, e lá se destacou como líder estudantil e esportivo. Foi regente do colégio, com várias responsabilidades. Foi também fundador e capitão do vitorioso time de vôlei do colégio.

Após a conclusão dos estudos secundários, por mais de um ano morou em Ouro Preto, e lá, continuou participando da organização de eventos esportivos, principalmente de voleibol e boxe.

Retornando a Formiga passou a trabalhar com seu pai, também conhecido como Nhô Campeiro, homem de origem humilde, com aptidões empresariais, que deu a Lufrido exemplo de trabalho e de honestidade.

Em 1953 casou-se com Iedda, filha do baiano Joaquim da Silva Castro e da formiguense Isolina de Paula Castro. Tiveram sete filhos. Enquanto a família se constituía, durante anos de luta e de trabalho árduo, o casal consolidou a empresa Formauto Peças e Serviços Ltda. Mais tarde, procurando promover o bem estar dos filhos, encaminhou-os nesta mesma empresa e fundou o grupo de empresas 2000.

Lufrido também contou com o apoio de suas irmãs Lucila e Lourdes, sempre contribuindo com trabalho dedicado, alegria e orações.

O espírito de liderança, de inovação e agregação continuou a marcar as atividades de Lufrido que, paralelamente ao trabalho empresarial e à vida familiar, foi presença atuante em vários momentos da história formiguense.

– Foi presidente do Vila Esporte Clube, promovendo sua participação em torneios locais e regionais.

– Organizou torneios informais de boxe entre jovens da cidade.

– Foi delegado provisório por mais de um ano, conseguindo inspirar respeito à população.

– Foi sócio-fundador-diretor do Rotary Clube de Formiga.

– Fundador e primeiro presidente do Lyons Clube de Formiga, participando também da fundação dos Lyons de Divinópolis e de Arcos.

– Participou da construção do Clube Centenário.

– Participou da fundação do Cursilho de Formiga.

– Foi prefeito de Formiga nos anos 70. Naquela ocasião criou o programa “Formiguense ausente” que procurava reunir, em torno de eventos culturais e festivos, todos os formiguenses e amigos de Formiga.

– Nos meados dos anos 90 e no ano 2000 escreveu artigos para o jornal Tribuna Formiguense, levando reflexões existenciais e mensagens de otimismo à população.

– Na virada do século, procurando dar continuidade ao projeto “Formiguense ausente”, criou a associação “Grande Formiga”, com o apoio de numerosos formiguenses, presentes e ausentes. Este projeto foi interrompido por razões de saúde. Fica a semente.

– Lufrido tinha facilidade para a oratória, e sua intervenção era sempre solicitada – muitas vezes de improviso – na ocasião de eventos comemorativos e solenidades.

– Foi também um grande nadador, e amante de aventuras na natureza. Proporcionou aos filhos uma infância feliz, com acampamentos, excursões, canoagem, pescarias… e passeios de kombi, com direito a cantorias e contações de estórias!

– Durante a terceira idade dedicou-se à piscicultura e ao paisagismo no sítio familiar, plantando muitas árvores e flores, contando sempre com o amor e o amparo de Iedda, pois, como se sabe, “ao lado de um grande homem, há sempre uma grande mulher”

COMPATILHAR: