Uma explosão entre duas estações do metrô de São Petersburgo deixou mortos e feridos nesta segunda-feira (3). Há controvérsia sobre o número de vítimas: inicialmente, agências internacionais noticiaram que 10 pessoas morreram e 50 ficaram feridas. Depois, o Comitê Antiterrorismo da Rússia, citado pela agência Reuters, informou 9 mortos e 20 feridos. Em seguida, a ministra da saúde russa, citada pela agência Interfax, afirmou que são 10 mortos e 47 feridos. A estação Sennaya Ploshchad, no centro da cidade, foi uma das atingidas.

A imprensa russa já fala em ataque terrorista. Segundo a France Presse, o governo abriu uma investigação para “ato terrorista” e, de acordo com a Reuters, há mandados de busca para duas pessoas. Uma delas teria botado a bomba no vagão de metrô e outra teria deixado um explosivo na estação Ploschad Revolutsii.

O presidente do país, Vladmir Putin, afirmou mais cedo que o governo está considerando todas as possíveis causas da explosão, incluindo terrorismo. “Eu já falei com o chefe de nossos serviços especiais, eles estão trabalhando para determinar a causa [das explosões]”, disse Putin.

 “As causas não são claras, é muito cedo. Vamos analisar todas as possíveis causas, o terrorismo e o crime comum”, acrescentou. O presidente russo está na cidade, que é considerada capital cultural do país, e tinha participado de um encontro com o presidente da Belarus, Alexander Lukashenko. Putin tinha feito um pronunciamento mais cedo.

O site de notícias russo Fontanka publicou a foto de uma pessoa que estaria sendo procurada pela polícia como suspeita do atentado. A foto mostra um homem de barba usando um chapéu preto. Segundo o veículo, o homem entrou na estação de metrô Petrogradskaya 20 minutos antes da explosão acontecer.

A agências russas RIA e Interfax, e a americana CNN dizem que o ataque foi terrorista. Segundo a Interfax, o explosivo foi deixado em uma pasta dentro de um dos vagões do metrô e uma câmera de segurança flagrou esse momento. A CNN cita uma declaração do procurador-geral russo.

O artefato teria provocado a explosão entre duas estações, antes da partida de um dos trens metropolitanos, o que causou uma grande nuvem de fumaça e forçou a retirada de um grande número de passageiros. As autoridades russas afirmaram também que um outro explosivo caseiro foi desativado na estação Ploschad Vastania, segundo a agência EFE.

O primeiro-ministro, Dmitri Medvedev, pediu para que os serviços de emergência prestem ajuda aos feridos no “ataque terrorista”.

Imagens divulgadas pela rede americana mostram muita fumaça e correria. Imagens de pessoas feridas caídas na plataforma foram divulgadas nas redes sociais. Todas as estações do metrô de São Petersburgo foram fechadas. Dezessete ambulâncias foram para a estação Sennaya Ploshchad.

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: